João Pessoa, 10 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
controle

Aesa acompanha abertura de comporta e monitora águas do São Francisco

Comentários: 0
publicado em 10/03/2017 às 11h19

Técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) acompanharão a abertura da comporta que despejará as águas do Velho Chico no rio Monteiro, no cariri paraibano. O acionamento do dispositivo de controle será feito na tarde desta sexta-feira (10) pelo presidente da República, Michel Temer, durante a inauguração do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Após o acionamento, as águas do rio São Francisco, que chegaram em solo paraibano na noite da quarta-feira passada, seguirão para o açude Poções e de lá para o rio Paraíba na direção da barragem Epitácio Pessoa.

“Nossos engenheiros calcularam entre 30 e 45 dias para que água chegue na cidade de Boqueirão. Não é possível fazer um cálculo exato pois existem muitas variantes e algumas são difíceis de mensurar como a saturação do solo na calha do rio. Mas uma coisa é certa, as chuvas podem agilizar este processo, pois quanto mais encharcado estiver o solo, mais rápido vai ser”, explicou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

O percurso das águas do São Francisco, entre Monteiro e Boqueirão será monitorado pelo Governo do Estado. Técnicos da Aesa, Defesa Civil Estadual, Cagepa, Sudema e Polícia Ambiental orientarão moradores ribeirinhos sobre a importância de permitir o fluxo normal do rio e denunciar possíveis irregularidades. “Nesta fase inicial, até que a situação do açude Epitácio Pessoa esteja normalizada, as águas do Velho Chico só poderão ser utilizadas para consumo humano e animal”, alertou João Fernandes. A equipe coordenada pela Aesa utilizará um drone para fiscalizar o leito do rio Paraíba.

Secom-PB

Leia Também