João Pessoa, 08 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A bancada da Paraíba pediu socorro; Michel Temer mandou uma ambulância

Comentários: 0
publicado em 08/12/2016 às 22h06
atualizado em 08/12/2016 às 19h35
temerbancada

Bancada da Paraíba fez apelo dramático; resposta do Governo foi insossa, bem ao estilo do presidente

O tom da carta entregue pela bancada federal, relatando os miseráveis efeitos da seca no Estado, foi dramático. As providências sinalizadas pelo presidente da República, Michel Temer, tímidas demais para a gravidade do quadro a que os paraibanos e paraibanas estão submetidos, no auge tenebroso de sete anos de seca inclemente.

Os deputados e senadores saíram da agenda com a garantia dada pelo presidente da liberação de R$ 7,5 milhões, dos R$ 12 milhões pedidos, para o plano emergencial de convivência com os efeitos da estiagem elaborado pela Prefeitura de Campina Grande.

Na bagagem, ainda, as velhas promessas de celeridade do cronograma das obras da Transposição, a garantia de recursos para o eixo com entrada no Vale do Piancó e uma sinalização de interesse do Governo Federal pela inserção da Paraíba na Transnordestina.

Nada proporcional ao melindroso processo que a Paraíba e os seus filhos do Interior estão passando. Mesmo assim, os parlamentares saíram do encontro com tom de satisfação e falando em audiência proveitosa.

Via sua esforçada bancada, a Paraíba pediu socorro. Temer mandou uma ambulância e uma maca. Tomara que haja tempo suficiente para chegarmos vivos à UTI.

amandaaraujoNegativação
Partiu, oficialmente, da mais nova toda poderosa secretária do Governo do Estado, Amanda Rodrigues (Finanças), a notificação de quase 200 jornalistas, de um total maior, que tiveram empréstimos concedidos, em 2014, pelo programa Empreender-Paraíba. A lista inclui apenas os detentores de vínculos com o poder público. Esses terão parcelas descontadas em folha.

Pela estrada aforaLuciano Cartaxo

Luciano Cartaxo (PSD-foto) não esperou nem a poeira da eleição de 2016 passar. Em solo sertanejo, sob o script oficial de visitas familiares, o prefeito concede entrevistas e faz aparições públicas. Está devidamente amparado num antigo ensinamento. Em política não há espaço vazio. Cartaxo já começou cedo a ocupar o dele. Além da ponte do Sanhauá.

BRASAS
*Esperança é a última…- Coube ao deputado Rômulo Gouveia (PSD) puxar na audiência com Temer o tema do ramal da Transnordestina, negado até hoje à Paraíba.

*…Que morre – O senador José Maranhão (PMDB) lembrou de estudos técnicos feitos no seu terceiro governo. Temer disse ver com bons olhos.

*De pé – Na audiência, o deputado Wilson Filho (PTB) pediu ao presidente a implementação de sua proposta da Zona Franca do Semiárido.

*Prestígio – Aguinaldo Ribeiro, atual líder do PP, está cotado para líder do Governo na Câmara, na sucessão de André Moura (PSC), segundo O Globo.

*Tentação – Ex-deputado sousense Inaldo Leitão (PP) tem sido sondado para voltar à política como candidato a deputado federal.

*Gabarito – Advogado e jornalista, Inaldo, atualmente morando em Brasília, é um quadro respeitado pela desenvoltura de legislador na Assembleia e na Câmara.

*Na fila – A candidatura de Inaldo, porém, depende do grupo do prefeito eleito Fábio Tyrone (PSB). O deputado Lindolfo Pires (Pros) tem a preferência natural.

FALA CANDINHA!
Bloco dos Imprensados
De Dona Candinha: “Inaugurado na Paraíba o SPC da Imprensa”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
E se jornalistas e veículos de comunicação também decidissem cobrar publicamente débitos do Estado?

João AlmeidaPINGO QUENTE
“Durval é o nome com menos ovos a ser quebrado para fazer esse omelete”. Do vereador João Almeida (SD-foto), filosofando a favor da reeleição do atual presidente da Câmara de João Pessoa.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também