João Pessoa, 07 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A ginástica do STF, moldado às conveniências, e suas contradições

Comentários: 0
publicado em 07/12/2016 às 19h40
atualizado em 07/12/2016 às 18h35
stf

Entre idas e vindas, Supremo fecha os olhos de noite para o que decidiu de dia

O mesmo Supremo Tribunal Federal que decidiu e não faz tempo tirar da linha sucessória réu em ação penal foi o o que, peitado pelo senador Renan Calheiros, decidiu manter o alagoano na Presidência do Senado e, portanto, na sucessão hierárquica.

Num casuísmo, o STF entendeu que Renan se mantém no comando da Casa, mas não pode assumir a Presidência da República em caso de vacância dos cargos do presidente do Executivo e da Câmara Federal.

Uma ginástica sem precedentes com uma contradição do tamanho da ousadia de Renan. Ora, como é que alguém pode exercer, de forma legal, um cargo, e ao mesmo tempo estar impedido de assumir suas eventuais consequências?

É controversa e sem nexo a solução encontrada pelo Supremo para amenizar os efeitos da crise. No dizer do constitucionalista Érick Pereira, um dos mais respeitados de Brasília, o STF buscou uma saída conciliatória, mais inspirado numa solução política do que no mérito jurídico.

Diminuído por Calheiros, autor de gesto hostil e pouco republicano de se negar a ser notificado de decisão judicial, o STF afrouxou a postura e abaixou as calças. Na frente de um ereto Renan.

Cássio Cunha LimaPeça do destino

A mais nova copeira contratada para o escritório particular do senador Cássio Cunha Lima (foto), em João Pessoa, mal falava. Curioso, o tucano a questionou se ela estava tendo alguma dificuldade no novo trabalho. Meio sem jeito, a senhora revelou o receio. “Meu nome é Dilma”, sussurrou baixinho. Para os risos de Cássio.

BRASAS

*Uma coisa … – Nas tratativas para eleição da Câmara, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) não teria gostado de um argumento sacado pelo presidente do PSDB, Ruy Carneiro.

*…É uma coisa – O dirigente lembrou que o PSDB se sentiria contemplado com a eleição do vereador Marcos Vinicius para presidente da Câmara.

*Outra coisa é outra coisa – Na conversa, Cartaxo fez questão de frisar: esse processo da eleição da Mesa não pode ser encarado do ponto de vista partidário.

*Boca fechada – O vereador Pedro Coutinho (PHS) está mais calado do que nunca. Ele fez ontem cirurgia dentária e está de repouso verbal.

*Fermento – Marcos Vinicius (PSDB) ainda acha que pode ampliar o número de apoios. Já conta com 16 aliados na disputa pela Presidência da Câmara.

*Previsão – Em novo comunicado, o Ministério da Integração projetou para abril as águas do Rio São Francisco em Campina Grande, vítima de grave colapso hídrico.

*Maca – O deputado Renato Gadelha (PSC), líder da oposição na Assembleia, explicou que as camas retidas ontem pela PM, em Sousa, são tombadas e pertencem ao Hospital João XIII, de sua propriedade.

*Empréstimo – Segundo ele, o material estava cedido à UPA de Sousa. A Prefeitura fez duas licitações. Deram desertas, mas o dinheiro para a compra está assegurado.

*Desconfiança – A oposição prestou queixa à Polícia quando viu um caminhão de mudança saindo com os equipamentos que, de acordo com o deputado, tem mais de 20 anos de uso.

*Tendência – Antes da decisão de Dória, em São Paulo, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) já tinha projeto para acabar o uso de carros oficiais no serviço público, proposta que passou hoje pelo crivo da Comissão do Trabalho e contou com a relatoria de outro paraibano: Benjamin Maranhão (SD).

FALA CANDINHA!

Fantasma

De Dona Candinha ao saber do nome da nova copeira do escritório de Cássio: “Definitivamente, o senador não tem como fugir de Dilma”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Quem pode mais do que Renan no Brasil?

Josival PereiraPINGO QUENTE

“Só disse que o encontro não apresentou nada de novo aos prefeitos”. Do secretário de Comunicação de João Pessoa, Josival Pereira (foto), desconhecendo motivos para polêmicas sobre sua crítica à reunião do Governo com os prefeitos.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também