João Pessoa, 15 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Composições de Tchaikovsky, Hummel, Glazunov e Grieg estão no programa que a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba vai executar no 8º Concerto Oficial da Temporada 2016, nesta quinta-feira (17), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. O concerto terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação do jovem violista Raul Victor Martins como solista. A entrada é franca.
Todas as músicas incluídas no programa desse concerto serão executadas pela primeira vez na Paraíba. A apresentação será iniciada com a execução da “Abertura Voyevoda, Op. 3”, ópera que está entre os trabalhos mais importantes do compositor russo Piotr I. Tchaikovsky (1840 – 1893), que pelo vigor e criatividade de sua obra se transformou num dos mais populares e reconhecidos autores da música clássica de todos os tempos.
O violista pernambucano Raul Victor Martins será o destaque da “Fantasia para Viola e Orquestra, Op. 94m”, de Johann N. Hummel (1778 – 1837), pianista e compositor austríaco, de origem eslovaca, que foi discípulo de Wolfgang Amadeus Mozart e amigo de Beethoven. Brilhante concertista, Hummel contribuiu para o desenvolvimento da técnica pianística.
Após o intervalo, os jovens músicos voltam ao palco da Sala de Concertos para apresentar “Finnish Sketches. Op. 88”, de Alexander Glazunov (1865 – 1936), professor de música e compositor russo, cujo trabalho teve influência de Weimar, Richard Wagner e Tchaikovsky. Encerrando o concerto, a OSJPB vai executar a “Suíte Sigurd Jorsalfar, Op. 56”, de Edvard Grieg (1843 – 1907), o mais célebre compositor norueguês e um dos mais importantes do período romântico e do mundo.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 15/07/2025