João Pessoa, 28 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O erro do enfrentamento

Comentários: 0
publicado em 28/10/2016 às 12h06
atualizado em 28/10/2016 às 09h10
ricardo-coutinho-e-michel-temer_rizemberg_felipe-1

O governador Ricardo Coutinho deve seguir o sábio ditado popular: “Com governo ninguém pode”

O ímpeto, o rescaldo do impeachment e a estratégia de puxar a oposição paraibana para a rinha levou o governador Ricardo Coutinho a praticamente declarar guerra ao Governo Michel Temer, nos últimos dias.

Um erro de cálculo. No máximo, conseguirá mais dificuldades de relacionamento com o Governo a quem acusou de golpista, antes e depois da cassação de Dilma, e o aumentar o fosso de um Estado pobre dos recursos federais.

Ricardo não precisa, nem de longe, passar a ser um aliado de Temer e nem muito menos aderir ao projeto do PMDB, em nível nacional. Mas, a postura bélica contra o novo presidente nada contribuirá com o Estado e o próprio Coutinho.

No cenário de crise, poucos Estados com a debilidade econômica da Paraíba atravessarão esse mar caudaloso sem o auxílio e uma política de boa vizinhança com a União.

Quem aconselha o governador ao embate esquece que as pernas da Paraíba são frágeis para agüentar esse terremoto econômico e que o debate político expirou no dia do impeachment. Agora é hora da sobrevivência somente possível com diálogo e parcerias. Ainda que meramente institucionais. Afinal, precisão não tem ideologia.

raimundo_lira1A palavra de Lira
Do senador Raimundo Lira (PMDB-foto) em contato com a Coluna sobre a necessidade de novas distensões e relações institucionais na Paraíba, a partir do exemplo do prefeito eleito de Patos, Dinaldo Filho (PSDB), e do deputado federal Hugo Motta (PMDB): “O resultado é um bom exemplo para a Paraíba. Vou ajudar a Patos, pois recebi visita de Dinaldinho e minha ação política é Republicana, conforme sugere seu comportamento”.

BRASAS
*Articulando – Na Paraíba durante toda esta semana, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) cuidou pessoalmente dos detalhes da visita do ministro Bruno Araújo (PSDB).

*Correção – O vereador Bruno Farias (PPS) nunca foi líder de Cartaxo na Câmara. Esse posto ele ocupo, na verdade, no Governo Agra.

*Metralhadora – Em menos de um mês pós-eleições, Gervásio Filho (PSB) já bateu pesado em Maranhão, Cartaxo e no PSDB de Cássio.

*Caixa postal – Não é fácil falar, por telefone, com Hildevânio Macêdo (Chefe de Gabinete). É o que dizem colegas de secretariado e vereadores governistas.

*Requisitado – O advogado Fábio Brito atuou em dez campanhas na última eleição municipal na Paraíba.

FALA CANDINHA!
Colapso
De Dona Candinha sobre a decisão do STF que permite corte de ponto dos grevistas do serviço público: “Vai falir os sindicatos”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Luciano Cartaxo e Ricardo Coutinho estarão na visita do ministro Bruno Araújo ao Viaduto do Geisel?

Zé Maranhão 1PINGO QUENTE
“Eu não sou penetra”. Do senador José Maranhão (PMDB-foto), ao ser perguntado se participará da audiência de futura audiência de Ricardo com Michel Temer.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas