João Pessoa, 05 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A apatia do eleitor

Comentários: 0
publicado em 05/09/2016 às 11h28
atualizado em 05/09/2016 às 08h33
eleitor

Cidadão acompanha o confronto entre os candidatos de longe, de camarote, sem envolvimento

Faça um teste. Quando cruzar as avenidas de João Pessoa, preste atenção nos veículos. Conte os adesivados e compara com os que se mantêm discretos. Sem esforço, você verá um dado sintomático: o eleitor se envolve cada vez menos com os candidatos.

Fiz isso nos últimos três dias. A constatação foi essa. Poucos, pouquíssimos motoristas, estampam suas preferências. Diferente de antes, quando cada um fazia questão de expor o seu lado e o seu candidato.

Não é uma regra, porém, depreende-se que a maioria esmagadora dos que estão atualmente optando pela exposição é formada por pessoas com interesses diretos com determinadas candidaturas. Funcionários, cabos eleitorais, etc.

O fenômeno não é muito difícil de entender. Com a deterioração da política, o eleitor se sente menos à vontade para se associar a quem quer que seja. Todos estão na mesma vala e a sensação de não vale a pena acreditar ou botar a mão no fogo por qualquer um predomina.

Esse sentimento é também percebido quanto ao humor em relação aos debates. Bastou os dois primeiros para o eleitor já expressar pouca disposição para engrossar números da audiência dos confrontos. É como se não houvesse nenhum interesse de assistir o “mais do mesmo”.

O quadro está também relacionado com a conjuntura nacional, a crise e o descrédito na política. O recado do eleitor está sendo dado: a política e os políticos já não empolgam e nem emocionam mais. A não ser seus militantes… Patrocinados.

Pedradas na…
O PSB investe pesado na desconstrução da candidatura do prefeito Luciano Cartaxo., em João Pessoa.

…Vidraça
No guia, o tom é de denúncia e de exploração de casos de nepotismo. A irmã de Cartaxo é o alvo da vez.

Ligações…
No paralelo, a coligação socialista associa nas inserções Cartaxo a Eduardo Cunha, via Manoel Júnior (PMDB).

…Perigosas
E ainda traz para o centro da discussão um viés depreciativo do apoio do senador Cássio Cunha Lima à reeleição do prefeito.

estelaSalvadora da pauta
É a deputada Estela Bezerra (PSB-foto) quem está livrando de mais desgastes a Assembleia Legislativa, praticamente paralisada em tempos de eleição na Paraíba. Toda quarta, Estela providencia uma agenda de sessões especiais ou audiências públicas.

BRASAS

Procedimento – Chama-se Valéria Bezerra de Carvalho o nome da médica que recomendou colonoscopia ao senador Cássio Cunha Lima.

*Lei da Ficha Limpa – MP pediu a impugnação de Aurilécio Moreira, candidato de Manoel Júnior, em Pedras de Fogo.

*Retaliação – Tatiana Correia (PTdoB), prefeita do Conde, vê perseguição política no corte de água de escolas e creches.

*Por tabela – Kiko, candidato a prefeito de Caaporã, está recebendo o apoio do prefeito João Batista (PMDB), cujo candidato desistiu.

*Correndo por fora – Em Santa Rita, diante da polarização entre o deputado Zé Paulo e o médico Emerson Panta, o ex-deputado Quinto age na terceira via.

FALA CANDINHA!
Treinamento
Dona Candinha já sabe o que Michel Temer foi fazer na China: “Conhecer os samurais para se aperfeiçoar os golpes”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Eduardo Cunha também terá os direitos políticos preservados?

antoniosouzaPINGO QUENTE
“São vândalos”. Do tesoureiro estadual do PMDB, Antônio Souza (foto), sobre novo ataque contra a sede do partido.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também