João Pessoa, 29 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A coragem de Dilma

Comentários: 0
publicado em 29/08/2016 às 13h38
dilmadefesasenado

Presidente cumpre o script e dá um gesto mais para a história do que para a defesa no seu julgamento

Discorde-se do mérito, proteste-se contra o desastre administrativo, mas não há como tirar o reconhecimento da intrepidez da presidente afastada Dilma Rousseff. No script final de um impeachment já consolidado, sobrou a petista altivez para ir até a cova dos leões cumprir seu último ato.

Mulher, entre tantos homens no Senado, Dilma teve coragem para enfrentar todas as perguntas e tentar, ao seu modo, fazer sua própria defesa, de forma enfática, embora pouco convincente.

Não é pouca coisa. Com popularidade arrasada e minoria constrangedora, Dilma tinha tudo para fugir da raia e entregar os pontos. Quem sabe renunciar para abreviar a sangria da Nação e suavizar sua própria agonia.

A ex-guerrilheira foi até o fim, mesmo consciente de que nada adiantaria o esforço. Foi mais um gesto para a história do que para o julgamento em si. A história que Dilma insiste em impor que fora vítima de um golpe. Uma tentativa em vão. Mas, nem por isso, menos corajosa. No Senado, Dilma foi mais Vana do que Rousseff.

Ponto…
Na maioria das últimas aparições do senador Aécio Neves, uma imagem paraibana: Cássio Cunha Lima (PSDB).

…Batido
No fim de semana, Cássio dialogou com os líderes da oposição sobre a estratégia que seria adotada na sessão de hoje.

UFC…
A Justiça Eleitoral tem que apurar com rigor absoluto o reprovável conflito registrado na carreata de Cida Ramos (PSB), ontem.

…Nas ruas
As cenas capturadas em flagrante mostra excessos e atitudes reprováveis dos dois lados: do militante e do fiscal do TRE.

Limão e limonada
A coligação encabeçada pelo PSB transformou ação eleitoral da chapa de Luciano Cartaxo em mote de campanha. O PSD questionou o percentual permitido pela legislação de participação do governador Ricardo Coutinho no guia eleitoral e nas inserções de Cida. Os socialistas aproveitaram o gancho para sugerir “medo” dos adversários.

BRASAS
*220 volts – Em matéria de empolgação, nenhum aliado de Cida vence o candidato a vice e deputado Wilson Filho (PTB).

*Saída – Para livrar a participação de locutor no guia, a comunicação da campanha de Romero Rodrigues optou por textos cantados.

*Na hora errada – Não seu deu muito bem o oficial de Justiça que quis notificar a prefeita Denise Oliveira (PSB) em pleno palanque.

*Deserto – Mesmo diante da escancarada polarização, Lenildo Morais (PT) continua sua pregação na eleição da árida Patos.

FALA CANDINHA!
Convite
De dona Candinha ligou para Dilma convidando-o para passar uns dias em sua casa aqui na Paraíba, descansando, após o impeachment. “Não se preocupe com nada, viu, basta pagar a conta de energia e o feijão”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O PT se livrou de Dilma ou Dilma do PT?

PINGO QUENTE
“Quem acredita, luta”. Da presidente Dilma Rousseff, em seu discurso aos senadores.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também