João Pessoa, 27 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O debate da TV Arapuan por dentro

Comentários: 0
publicado em 27/08/2016 às 17h35
atualizado em 27/08/2016 às 15h00
debatetvarapuan

No confronto, adversários  atacam; Luciano salta embate e usa estratégia de divulgar a gestão

A regra escolhida pela direção da TV Arapuan, prestigiando um modelo de perguntas livres, diretas, deu ao debate da emissora dinamismo, agilidade e privilegiou o confronto entre os candidatos, como o telespectador quer e precisa. Uma fórmula que permite que todos perguntem e respondam aos seus concorrentes.

Como era de se esperar, todos os postulantes miraram no prefeito Luciano Cartaxo, por óbvias razões. Na frente até aqui em todas as pesquisas, Cartaxo é alvo comum a ser desconstruído.

Nos bastidores, Luciano se manteve sereno, tranqüilo, mesmo com sinais de gripe e cansaço. Confrontado, saltou provocações, revidando usando o espaço para divulgar suas ações.

Na tarefa de desconstrução, o petista Professor Charlinton, municiado todo tempo pelo ex-secretário Éder Dantas, consegue se sobressair, com fala moderada, discurso consistente, embora seja traído pelo fato de só ter passado a fazer contraponto à atual gestão após a saída do ex-companheiro do PT e de ter em desfavor a tarefa de reproduzir o já desgastado discurso contra o “golpe”.

Victor Hugo, orientado pelo presidente do seu partido, Tárcio Teixeira, cumpre a tarefa do PSOL. Surpreendemente, não exagera na crítica e nem radicaliza no texto verbalizado. Erra quando atira em todos os alvos ao mesmo tempo e não elege uma linha concreta, marcante, que comunique ao eleitor uma mensagem mais direta. Falta clareza nas propostas e mais contundência e segurança no discurso, características necessárias ao convencimento do eleitor.

Auxiliada nos intervalos pelo publicitário alagoano Ruy França, Cida Ramos, cujo desempenho se espera muito pela aposta feita pelo governador Ricardo Coutinho, não atingiu ainda performance a altura da expectativa. Natural contraponto e extremo da polarização com Luciano Cartaxo, até tentou, mas, por enquanto, não acertou na veia.

Quando confrontou Luciano com uma lista de ‘parentes’ na folha da Prefeitura, não soube explorar bem na tréplica, com falas pausadas, ironias e questionamentos que deixassem o prefeito em saia justa. Aguerrida, falta a Cida mais traquejo de comunicação verbal e cênica, componentes igualmente importantes e que falam tanto quanto o conteúdo.

No geral, no debate da TV Arapuan, Cartaxo, atacado por todos os lados, manteve seu status quo. Nenhum dos adversários, até aqui, conseguiu avariar a imagem do candidato à reeleição, que se mantém blindado, leve e sem muito trabalho para manter sua posição privilegiada no páreo. Romper essa condição e tirá-lo do sério é tarefa para os concorrentes nos próximos embates. Numa corrida contra o tempo.

Garganta
Em determinado momento, Cartaxo teve uma crise de tosse durante a fala do ex-companheiro de PT. Logo se recompôs.

Acessibilidade
A pedido da assessoria de Cida, a coordenação do debate adaptou os assentos do estúdio em respeito à necessidade da candidata.

Bastidores
Nonato Bandeira (PPS), vice-prefeito, acompanhou o debate com a assessoria de Cida numa das salas reservadas na TV.

joaogregoriodebateSucesso

Registro do final do debate da TV Arapuan, ao lado do presidente do grupo e empresário João Gregório, líder de um Sistema que cresce a cada dia e alarga seus braços pela Paraíba afora. Dele, recebi a missão de, como mediador do programa, representar um corpo de valorosos, competentes e talentosos profissionais do jornalismo da casa.

BRASAS
*Seleção – Um time gigante de profissionais da TV Arapuan se empenhou para o sucesso e qualidade do debate.

*Consultoria – Coube ao experiente jornalista Paulo Dantas a coordenação geral do debate da TV Arapuan.

*Cutucada – Pelas expressões de reação, Cida Ramos gostou quando Victor Hugo puxou o Manoel Júnior para o debate.

*Afinação – Ao final do debate, os primeiros cumprimentos que Luciano recebeu foram de Manoel Júnior.

*Apoio – A primeira-dama Maísa Cartaxo entrou nos estúdios para abraçar e parabenizar o marido.

FALA CANDINHA!
Inimigo animal
Dona Candinha ligou para Ivonete, sua amiga de futricas políticas, e perguntou:
– Mulher tu sabes qual foi o adversário que mais incomodou Luciano no debate?
Ivonete, meio atordoada, respondeu que não para em seguida ouvir o arremate da interlocutora do outro lado da linha:
– Um mosquito que quase lhe desconcentrava na hora de falar.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
É Luciano Cartaxo que está bem ou os adversários que estão mal nos debates?

eduardo-paesPINGO QUENTE
“Vai trepar muito aqui”. Do prefeito do Rio, Eduardo Paes (foto), depois de entregar apartamento a uma moradora do Rio de Janeiro.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também