João Pessoa, 06 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA CÂMARA

Com Aguinaldo e Wellington, tropa de Cunha quer novo sucessor

Comentários: 0
publicado em 06/05/2016 às 14h54
atualizado em 06/05/2016 às 11h59
Ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB)

Os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP), líder do PP na Câmara, e Wellington Roberto (PR) participaram de reunião, na noite desta quinta-feira na residência oficial do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que foi afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com matéria da ‘Isto Dinheiro’, a reunião, que teve também a participação de outros parlamentares próximos a Eduardo Cunha, se estendeu até as 22h30.

Após a decisão do STF, os parlamentares estariam se mobilizando para buscar uma forma de tirar o sucessor de Cunha Waldir Maranhão (PP) e eleger um deputado alinhado ao peemedebista na Casa.

Cunha teria recebido a sugestão para renunciar a Presidência negociando em troca a manutenção de seu mandato. Pela interpretação do regimento interno feita pela Secretaria-Geral da Mesa Diretora, só seria possível eleger um presidente da Casa em caso de morte, renúncia ou perda de mandato.

Como Cunha não renunciará, aliados do presidente pretendem pressionar Maranhão a renunciar ao cargo e, assim, forçar uma nova eleição para  primeiro vice-presidente, que, depois de eleito, viraria presidente interino.

Se Maranhão renunciar, o segundo vice da Câmara assume interinamente o comando da Casa e, em até cinco sessões, deve convocar novas eleições para o posto.

Nesse caso, outros partidos também poderiam concorrer. Cunha, então, poderia atuar para manter um deputado de sua confiança no comando da Casa. Entretanto, por meio de assessores, Maranhão afirmou nesta quinta que não há chances de renuncia.

MaisPB

com Isto é Dinheiro

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas