João Pessoa, 30 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MANIFESTAÇÃO

Praça da Paz tem ‘Acampamento Contra o Golpe’ neste sábado

Comentários: 0
publicado em 30/04/2016 às 09h30
atualizado em 30/04/2016 às 06h31
Giucélia Figueiredo, presidente estadual do PT

Neste sábado, dia 30, a Praça da Paz, no bairro dos Bancários, irá receber dezenas de pessoas que irão se encontrar para o ‘Acampamento Político-Cultural em Defesa da Democracia e Contra o Golpe’. Organizado em conjunto pelos setoriais do Partido dos Trabalhadores, movimentos da juventude, estudantis, sociais, negros, de mulheres, de mulheres negras, LGBT e populares, além de partidos progressistas, secretarias, coletivos, entre outros, a atividade é uma preparação para o evento ‘Na Luta por Democracia e Contra o Golpe’ que acontecerá no domingo, 1º de maio, organizado pela Frente Brasil Popular.

O Acampamento começará a ser montado a partir das 13h, com diversas tendas que servirão de espaços para reflexões, debates, oficinas de dança, oficinas de capoeira e exibição de vídeos. Ainda na programação haverá um encontro do Comitê pela Democratização da Comunicação, manifestações culturais e apresentações de artistas.

Para a presidenta estadual do PT da Paraíba, Giucélia Figueiredo, essa atividade é mais uma forma da sociedade organizada manifestar a sua indignação com o processo de cassação do mandato da presidenta Dilma ora em curso no Senado, e que golpeia a  nossa Democracia: “O Acampamento nasceu de uma iniciativa popular, e o PT através de seus setoriais não poderia deixar de participar desse ato. Importante colocarmos que lá teremos espaços para muito debate, e as pessoas que ainda não entenderam a gravidade do que acontece no Brasil, quando uma parte da classe política, jurídica e da mídia desrespeitam a nossa Constituição através de um Golpe, as manifestações populares são de grande importância”.

A população que não estiver acampada também poderá participar da programação do ‘Acampamento Político-Cultural em Defesa da Democracia e Contra o Golpe’. Confira o que será oferecido em cada tenda:

Tenda I: Dançando pela Democracia, oficina de dança, porque a democracia está dançando?

Tenda II: Roda de coco, oficina pisando no golpe e debate “dialogando a importância da cultura na democracia”

Tenda III: Axé-Raiz – Solte sua voz pela Democracia, encontro de blogueiros pela democratização da comunicação, oficinas de rádio comunitária, mostra de vídeos e debates com os movimentos de combate ao racismo, igualdade etnicorracial, mulheres, juventude, LGBT e sindical.

Tenda IV: Karaokê da Resistência – Parodiando o “golpe” e Oficina de paródia, venda de camisetas, bandeiras e distribuição de material de divulgação.

As atividades na Praça da Paz serão encerradas no domingo, 1º de maio, às 13h, quando o grupo irá se dirigir até a Praça das Muriçocas para participar de um grande ato.

1º de Maio na Praça das Muriçocas

Com o tema “Na Luta por democracia e contra o golpe”, o 1° de maio da Frente Brasil Popular da Paraíba vai reunir os movimentos sociais, estudantis, de mulheres, negros, LGBT, advogados, intelectuais, artistas, sindicalistas e todos que estão na luta contra o golpe e a retirada de direitos trabalhistas, na orla de João Pessoa, com concentração às 13h, na Praça das Muriçocas, em Miramar.

Os trabalhadores e trabalhadoras seguirão para o Busto de Tamandaré, onde será realizado o “Ato Político-Cultural’, em defesa da democracia e contra o golpe. Shows com músicos locais e apresentações artísticas estão na programação do evento. Já confirmaram presença: Coral Voz Ativa, Fuba, Milton Dornelas, Totonho, Pau de Dá em Doido, Vera Lima, Liss e os repentistas Rogério Menezes, Luciano Leonel e Iponax.

Leia Também