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Um anúncio de uma escola de natação de Esteio, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, gerou polêmica nas redes sociais após ser divulgado em um grupo que reúne publicitários e estudantes no Facebook. A propaganda mostra, em destaque, a foto de um bebê debaixo d’água. Ao lado, menor, está a imagem que abriu a discussão: a do menino sírio-curdo que morreu afogado na Turquia, e tornou-se símbolo da tragédia dos refugiados do Oriente Médio.
Focada na natação para bebês, a propaganda da FitFlex Aquacenter está na página de um jornal impresso. Reproduzida na internet, gerou diversos comentários e compartilhamentos. “Isso ai é zueira, não!? Diz que é, diz que é, por favor…”, escreveu um internauta. “Puxa a intenção é ótima mas a forma ficou chocante. A foto do menino afogado é aquela dos refugiados…”, comentou uma mulher. “Alguém avisa que o bom senso mandou um alô!”, publicou outra internauta.
O trecho do texto que se refere ao menino sírio diz: “9 meses para nascer, 3 anos para crescer, e 2 minutos pra ficar sozinha em 1 minuto pode morrer afogada.”
O G1 entrou em contato por telefone com o diretor da escola, Vinícius Maciel, que confirmou que foi a própria empresa que criou o anúncio, divulgado na edição de 3 de março deste ano do jornal da cidade, que é semanal. Ele se diz surpreso com a repercussão negativa.
“Pensamos em fazer algo para realmente chamar atenção. A gente tem uma preocupação muito antiga com isso (…) O objetivo todo era o problema do afogamento infantil”, justificou o diretor, que ressaltou que hoje, após a polêmica, ele não usaria mais tal imagem.
Conforme Maciel, pessoas de outros estados estão ligando para a escola para criticar o anúncio. Já na região do Vale do Sinos, onde fica Esteio, o diretor afirma que nenhuma reclamação foi feita. “Dentro da comunidade não se fala isso.”
Confira a nota da escola, na íntegra:
Com 24 anos de atuação no mercado, a FitFlex Aquacenter vem esclarecer fatos sobre material que está circulando na internet, extraído da edição de 03/03/16, do jornal de nossa cidade.
Importante inicialmente salientar o respeito da empresa por seus clientes e familiares, em especial por todas as crianças que já aprenderam a nadar em nossas piscinas.
No ano de 2011 aumentamos nossos esforços em divulgar e trabalhar com a conscientização do grave problema de afogamentos. Reconhecimento deste esforço nos levou ao registro no livro dos recordes em conjunto com a Maior Aula de Natação do Mundo, onde contribuímos com o segundo maior número de participantes, ficando atrás do SeaWorld’s Waterpark de Orlando, EUA. O que demostra nosso compromisso com a seriedade e respeito a nossos clientes.
No caso da polêmica que o referido anúncio criou, em especial no meio da comunicação social, nossa intenção também era chamar a atenção para o grave e real problema de afogamentos. A repercussão foi muito maior fora de nossas fronteiras municipais, que em nossa própria cidade.
G1
CABEDELO - 13/11/2025