João Pessoa, 19 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O PT e a incrível capacidade de resistência

Comentários: 0
publicado em 19/03/2016 às 11h29
atualizado em 19/03/2016 às 08h34
ptruasbrasil

De vermelho no peito, militãncia vai às ruas defender manutenção do mandato da presidente

Por tudo de grave que aí está posto, e não é pouco, a presidente Dilma Roussef só ainda despacha no Palácio do Planalto porque tem ao seu lado uma militância fervorosa e aguerrida, capitaneada pelo PT e seus braços sociais (CUT, MST, etc).

Não fosse essa condição, nenhum governo, cercado de tantos escândalos e protagonista de medidas de caos na economia, resistiria a tantos fatos desfavoráveis num país democrático, civilizado e de mínimo padrão ético.

Não importa se em visível desvantagem numérica no comparativo com as multidões do último domingo, o que o PT mostrou ontem nas ruas do Brasil é uma enorme capacidade de resistência.

Por suas lutas antes de assumir o poder, pela forma como se infiltrou na gestão e como costurou base política durante esses 13 anos de poder, o partido tem gente nas ruas para defendê-lo, mesmo quando a causa, reconhecidamente, não é a das melhores.

Diferente dos partidos de oposição, que historicamente pouco se preocuparam com o engajamento junto às minorias e as classes socialmente desamparadas, o PT tem uma forte e sólida base social. Está provado.

E isso serve de lição tanto para o PT, que hoje pode contar com a exata dimensão do que lhe sustenta e fazer a autocrítica de como em muitos momentos relegou esse diferencial, quanto para as legendas adversárias, omissas na tarefa de construir laços mais sólidos com a sociedade, além da política meramente pragmática.

É essa base social que foi às ruas de ontem quem empresta, nesse instante, a Dilma e a Lula o oxigênio que mantém ambos vivos, num cenário em que até as velas já estão acesas para o velório do governo.

Sem fugir…
Visivelmente abatido, por problemas de saúde, o deputado Luiz Couto (PT) não se furtou de defender Lula e seu partido até o fim.

…Da raia
Couto, único da bancada federal paraibana que se expõe na defesa do governo, esteve na frente do Lyceu Paraibano, de onde partiu a passeata.

É pau…
O deputado Anísio Maia (PT) acusa a Justiça de agir pelo viés da partidarização. “A Justiça tem sido corporativa e conservadora”.

…É pedra
“Estamos aqui para lutar contra o golpe”, bradou o deputado Frei Anastácio, descendo as ruas da manifestação em favor do governo.

Ricardo Coutinho 1Debate digital
No twitter, o governador Ricardo Coutinho postou sobre o manifesto de ontem, em João Pessoa: “30 mil pessoas do povo marcham em João Pessoa em defesa da democracia e da legalidade”. Foi interceptado por um tuiteiro: “Tem certeza que vai defender o PT mesmo”?. O socialista replicou: “Tenho compromisso com a democracia e a legalidade, acima das pessoas ou de partidos”.

BRASAS
*Autofagia – Eleição na Unimed chega na reta final com as duas chapas da oposição se digladiando entre si com acusações e intrigas.

*Geometria – Com a filiação do vereador Bosquinho, o PSC gira 90 graus na direção da reeleição do prefeito Luciano Cartaxo.

*Gestos – A saída de Marco Antônio e a chegada de Odon Bezerra. O PPS começou o desembarque total do projeto de Luciano.

*Jogando – O PR se movimenta para ser noiva cobiçada. Uma hora flerta com um lado outra namora com outro.

*Dois trunfos – O casal Djanilson Fonseca e professora Leila é unido, mas na política aposta na ‘divisão’; ele no PR e ela no PT do B.

*Reflexivo – Defenestrado do comando do PSB de Campina Grande, Fábio Maia preferiu o silêncio nas últimas horas.

*Festa na rua – A deputada Estela Bezerra (PSB) comemorou o aniversário no ato em defesa do governo, de Lula e Dilma.

*Tempo – Estratégico e correto o mergulho do deputado Ricardo Barbosa (PSB) após o “climão” na Assembleia.

FALA CANDINHA
Dona Candinha amanheceu o dia interrogando da janela de Antonieta, uma de suas vizinhas de fofoca: “Tu gosta mais de coxinha ou de mortadela”? Nem esperou ouvir a resposta e voltou pra dentro de casa com aquela cara de malícia.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Se pedir o impeachment de Dilma é golpe o que seria o ‘Fora FHC’?

Charliton Marchado 1PINGO QUENTE
“Nós vamos barrar esse golpe”. Do presidente estadual do PT, Charliton Machado (foto).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também