João Pessoa, 18 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Impeachment, silêncio e muro

Comentários: 0
publicado em 18/03/2016 às 10h07
atualizado em 18/03/2016 às 07h13
Bancada_Federal_PB

Deputados e senadores: com impeachment em pauta, a Paraíba quer saber quem é quem

Afora o senador Cássio Cunha Lima e os deputados Efraim Filho e Benjamim Maranhão, de posições totalmente escancaradas a favor do processo de impeachment da presidente Dilma, o resto da bancada federal paraibana prefere o compasso de espera, a exceção do deputado Luiz Couto (PT), ardoroso acusador do “golpe”.

Até os que são declaradamente aliados da presidente não se expõem na defesa da petista, no momento que ela mais precisa e a sociedade paraibana quer e tem o direito de saber quem é quem.

Prevalece a tese do menor esforço para uns, certamente intimidados pelo túnel escuro em que o governo se meteu, e a do conforto do ‘muro’ adotada por outros, propensos a empurrar Dilma ao abismo, mas aguardando os fatos e o momento dos suspiros finais.

A maioria assim o faz por uma razão; a presença de aliados em cargos federais no Estado ou pelas facilidades de entrar e sair de ministério com mais chances de não voltar com mão vazia.

O momento, entretanto, é de posições claras. Não de covardia. Cada um tem que dizer o que pensa e defende. Agradando ou desagradando.

Renúncia…
Além de todo o desgaste e deboche, a nomeação de Lula para a Casa Civil traduz, na verdade, uma presidente entregando os pontos.

…Branca
Na sua fala, Dilma deixou claro que o ex-presidente terá poderes para fortalecer o governo. Resumindo: tentar o que ela já não tem.

Guerra…
O presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), ganhou a queda de braço com Fábio Maia chefe de Gabinete do governador.

…Fria
Adriano se impôs e conseguiu tirar Fábio do comando do PSB de Campina Grande e emplacar um aliado ao seu projeto, Thompson Mariz.

wellingtonrobertoPR refaz a rota em JP e Campina
Ninguém se surpreenda se o PR do deputado Wellington Roberto (foto)receber nas últimas horas dois vereadores aliados do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). O partido conversa com a articulação do prefeito em João Pessoa e sinaliza avanços de composição com o deputado Veneziano Vital (PMDB), em Campina Grande.

BRASAS

*Separando – Não é posição política. A posição é técnica e jurídica. É o que advoga o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, sobre a defesa da abertura do impeachment.

*Nas alturas – Quando recebeu o convite, por telefone, do presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, Thompson Mariz estava no aeroporto em Brasília.

*Adoçante – Perplexa com o pesadelo do governo Dilma, de quem é aliada, a ex-deputada Nilda Gondim (PSDB) passou ontem na Sonho Doce (Doceria).

*Agindo – Tem as digitais do secretário Marcos Vinicius (PSDB) as adesões e articulações das últimas horas em torno de Cartaxo.

*Fogueira – Nos bastidores, a Câmara de Campina Grande está pegando fogo. Há um incêndio de intrigas entre colegas na Casa.

*Resposta – O PT e seus braços sociais arregaçaram as mangas nas últimas horas para fazer a maior mobilização possível em defesa de Dilma.

FALA CANDINHA
Vendo pela TV a posse de Lula, uma manobra do ex-presidente e da atual para salvar o petista de Sérgio Moro, dona Candinha pensou alto e não se conteve: “Minha Casa Civil, Minha Vida”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O surrupio diagnosticado pela Lava Jato vale por quantos Fiat Elba?

JeováPINGO QUENTE
“O cancão vai piar”. Do deputado Jeová Campos (PSB-foto), prometendo reação dura dos defensores de Dilma contra o afastamento da presidente.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas