João Pessoa, 16 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Os Ricardos e a crise no governo

Comentários: 0
publicado em 16/03/2016 às 00h38
atualizado em 16/03/2016 às 19h59
barbosaecoutinho

Da convivência próxima e de confiança à uma relação em ruínas

A relação turbulenta e já adoecida entre o deputado Ricardo Barbosa e o governador Ricardo Coutinho foi parar no hospital, literalmente.

Antes de baixar na Unimed e ser levado às pressas transferido para o Memorial São Francisco, sob suspeita não confirmada de um infarto, Barbosa extravasou o coração.

Vomitou as mágoas e abusou dos limites de suas coronárias. Pegou dos adesistas, colegas ‘caluniadores’, ao próprio governador, e atirou no peito esquerdo do discurso da política salarial do governo.

Não poderia ter escolhido um dia pior. Lá no plenário, a votação da MP que suspendeu o reajuste. Na galeria, representantes dos servidores.

Na fala e nas expressões, um Ricardo Barbosa abalado em suas emoções, dando sinais de um acúmulo de dissabores e sensações de traições a serem expelidas, sob pena de um colapso.

Em Brasília, de longe, mas devidamente informado, um Ricardo, o Coutinho, que não perdoa esse tipo de ‘afronta’. De pronto, sem reunião de partidos e nem de deputados, a nomeação: Buba Germano volta ao posto. E um recado com figurino sob medida: esse é leal, respeitoso e sincero.

O que restava da convivência entre os dois, bicudos ao extremo, já tem diagnóstico: estágio terminal.

Pra quebrar o…
Ao terminar a angiografia coronária, o médico Ítalo Kumamoto brincou com Barbosa: “As coronárias estão melhores do que na hora do aborrecimento”.

…Clima
Alertado pela Unimed-JP, Kumamoto, diretor do Memorial São Francisco, para onde Ricardo foi transferido, chegou a cogitar um cateterismo.

Tudo…
Se depender do núcleo duro da articulação do governo, Barbosa deve ser convidado a deixar a bancada por uma questão pedagógica.

…Nada
Se depender da vontade e do parecer do presidente da Assembleia, Adriano Galdino, haverá entendimento e superação da crise.

Luciano CartaxoDesmobilizando
Ao entregar o viaduto da Geraldo Mariz, ontem à noite, o prefeito Luciano Cartaxo (foto) ressaltou que o fluxo centro-orla ganha agora uma terceira via, além da Epitácio e Beira Rio, para desafogar o trânsito da cidade. Uma ação administrativa de mobilidade urbana, numa hora estratégica para imobilizar o bombardeio político da oposição.

BRASAS
*Escolha – Assediado pelas duas máquinas, o PC do B preferiu os espaços na Prefeitura de João Pessoa.

*Neo-comunista – Fechado com Cartaxo, o PC do B filia hoje o vereador Helton Renê (Procon-JP), que deixa o PP.

*Pistas – De conhecidas ligações com o senador Wilson Santiago (PTB), o PHS abrigou o líder do governo, Marco Antônio (ex-PPS).

*Fim da linha – À MaisTV, o vereador Lucas de Brito diz que não tem mais clima no DEM depois da filiação ‘escondida’ de Raoni Mendes.

*Namoro – O PSL, do ruidoso deputado Tião Gomes, está de olho em Lucas. Vantagem? Sem vereador, a sigla tem  lista de candidatos com votação considerável.

FALA CANDINHA!
Emergência
De dona Candinha sobre a agitada sessão de ontem. “Do jeito que vai, é bom ter um Samu de plantão no plenário”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O secretário Waldson Souza, amigo e eleitor de Ricardo Barbosa, fica com o deputado ou com o governo?

renato gadelhaPINGO QUENTE
“Ele vem sendo maltratado há bastante tempo”. Do líder da oposição, Renato Gadelha (PSB-foto), sobre o desabafo de Ricardo Barbosa.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também