João Pessoa, 14 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
iniciativa

Emenda de R$ 1,5 milhão beneficiará Campina e mais 157 municípios

Comentários: 0
publicado em 14/03/2016 às 11h13
Deputado federal Benjamin Maranhão e o ministro da Saúde, Marcelo Castro

Uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Benjamin Maranhão (SD), no valor de R$ 1.500.000,00, para o setor de hemodiálise e a compra de equipamentos para implantação da Maternidade Municipal Doutor Edgley, em Campina Grande, beneficiará, além da Rainha da Borborema, mais 157 municípios paraibanos.

De acordo com a secretária de Saúde de Campina Grande, Luiza Pinto, a emenda destinada por Benjamin Maranhão vai possibilitar a ampliação da oferta dos serviços para todos os municípios que são pactuados nas áreas de obstetrícia clínica e cirúrgica, bem como todos os pacientes que necessitam de hemodiálise.

Segundo o deputado, os serviços de hemodiálise terão um reforço para atender os pacientes de todo o compartilhamento da Borborema, Cariri, Curimataú, Brejo e boa parte do Sertão.

“Em todo o Brasil, a Saúde requer investimentos constantes, por isso, minha preocupação em destinar recursos que, com certeza, irão trazer mais qualidade no atendimento à população paraibana”, destacou o deputado Benjamin Maranhão.

Números – A Paraíba tem 2,3 mil doentes renais e 400 encontram-se na fila por um transplante de rim. De acordo com o DataSus, 382 pessoas morreram vítimas de insuficiência renal no Estado, em 2013. Um aumento de 27,7% comparando com o ano de 2012 quando foram registradas 299 mortes por causa da doença.

Levantamento estima que 104 mil pacientes são mantidos em serviços de diálise na rede pública de saúde, sendo que 92% desse total fazem hemodiálise e 8% em diálise peritoneal em todo o País. O SUS oferece atenção integral aos usuários com problemas renais, incluindo a oferta de medicamentos e de exames complementares.

MaisPB

Leia Também