João Pessoa, 08 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O debate da Lava Jato

Comentários: 0
publicado em 08/03/2016 às 10h16
atualizado em 08/03/2016 às 07h23
debatefrenteafrente

Frente a Frente; olhares paraibanos distintos sobre a Operação Lava Jato

O governo e o ex-presidente Lula vão precisar de muito mais do que bravatas e frases de efeito para amenizar os efeitos das descobertas, dia após dia, da operação Lava Jato. A cada dia que passa, o artifício do discurso do vitimismo, traduzido na estratégia de tentar relativizar tudo a uma luta de classes, vai se perdendo.

Isso ficou claro, ontem, no Frente a Frente, da TV Arapuan, em debate mediado por este colunista. No enfrentamento das idéias, quatro respeitáveis convidados, cada qual com sua expertise e atividade diferenciada.

O saldo da discussão revelou, sem margem para dúvidas, que o sentimento majoritário da sociedade – a mesma que deu e confiou ao PT quatro mandatos presidenciais – se inclina pela frustração com o que aí está posto e desesperança no porvir.

Como não poderia deixar de ser, o debate pegou o gancho da condução coercitiva de Lula, o ponto de maior divergência entre os convidados. Flávio Lúcio Vieira, cientista político, viu “abuso” e “espetacularização”, Gilvan Freire, analista e ex-deputado, enxergou normalidade, Delosmar Mendonça, conselheiro federal da OAB, classificou de equívoco, e o juiz Aluízio Bezerra endossou todo o procedimento de Sérgio Moro.

Nos demais focos, da delação de Delcídio às suspeitas em torno de Lula e Dilma, a discussão isola a posição de defesa do PT e do governo das graves acusações e suspeitas de benefício direto do inflamável esquema de corrupção montado na Petrobrás. Uma pequena amostra do lado que a sociedade escolheu nessa batalha.

Um
O ex-deputado Gilvan Freire voltou à cena, ontem, no Frente a Frente, em grande estilo. Ponderado quando preciso e ácido como sempre.

Dois
Flávio Lúcio Vieira demonstrou sua capacidade máxima de argumentos, mesmo na trincheira de um campo pouco favorável.

Três
Ás do direito, Delosmar Mendonça continua dando show de lucidez e desenvoltura na argumentação jurídica.

Quatro
Especialista na análise de processos de improbidade administrativa, o juiz Aluízio Bezerra esboçou coragem para expor o que pensa.

Charliton MarchadoReinvenção petista
Do presidente estadual do PT, Charlinton Machado (foto): “Precisamos voltar as fábricas, aos movimentos sociais. Nos acomodamos em algum momento em fazer essa política conservadora de financiamento empresarial de grandes estruturas. Esse é o momento de auto-reflexão e crítica, temos que retomar os caminhos fazendo a crítica do que fomos, deixamos de ser e passamos a ser”.
BRASAS
*Bola da vez – Ninguém tem dúvida: futuro presidente da Assembleia, Gervásio Filho (PMDB), deve figurar na majoritária de 2018 na Paraíba.

*Somando – Articuladores do entorno do presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), se mobilizam para fortalecer sua pré-candidatura em Campina.

*Requisitado – Dia sim, dia não, o senador Cássio Cunha Lima é presença cativa no Jornal Nacional, da Rede Globo.

*Devagar – MP, OAB e Judiciário da Paraíba estão perdendo a oportunidade de se fortalecer perante à sociedade no combate aos desvios.

*Casa nova – A jornalista Rejane Negreiros – ex-TV Correio (Record) – se prepara para começar já na próxima semana novo desafio na TV Clube (Band).

*Injeção – O polêmico Abrantes Júnior recebeu a missão do empresário João Gregório de fortalecer o jornalismo popular da Arapuan FM, em Patos.

FALA CANDINHA!

Sonho de consumo
No Dia Internacional da Mulher, dona Candinha fez uma prece: “Quero sorrir da vida em todas as horas… Igual à Mônica Moura, mulher de João Santana”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O TCM morreu com a aprovação das contas de Ricardo?

Buba GermanoPINGO QUENTE
“Não posso apoiar a postura de Lula, que se acha superior às leis”. Do deputado socialista Buba Germano (PSB-foto), divergindo do líder Ricardo Coutinho.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também