João Pessoa, 05 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTE SÁBADO

Orquestra Sinfônica Municipal abre temporada 2016

Comentários: 0
publicado em 05/03/2016 às 08h54

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa abre a temporada 2016 de concertos neste sábado, dia 5, às 18h. A apresentação vai acontecer no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, obra anexa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em Jaguaribe. A entrada é gratuita.

Com regência do maestro e diretor artístico Laércio Sinhorelli Diniz, a apresentação terá         ‘Fantasia Carnavalesca’ (Clóvis Pereira), ‘Concerto de Brandemburgo nº 3’ (J. S. Bach) e Sinfonia 101 – “O Relógio” ( J. Haydn).

As apresentações são resultado de parceria entre o Centro Cultural Ariano Suassuna,firmada entre Artur Cunha Lima (presidente do TCE-PB), Flavio Sátiro Filho (diretor do Centro Cultural) e Mauricio Burity (diretor da Funjope).

Conforme programação anunciada pelo maestro Sinhorelli, haverá uma apresentação por mês até o final deste ano. “Apesar da imensa crise que o nosso País atravessa, conseguimos oferecer este presente a população de João Pessoa”, disse Sinhorelli.

Para Maurício Burity, diretor da Fundação Cultural (Funjope) da Prefeitura de João Pessoa (responsável pela realização dos concertos da Orquestra Sinfônica, a série de apresentações é demonstração de que a gestão do prefeito Luciano Cartaxo fomenta a cultura paraibana, especificamente a música clássica.

Abrindo com a peça de Pereira, a orquestra revive o clima de Carnaval e reforça seu link com o movimento armorial. A obra foi incluída no disco duplo ‘100 Anos de Frevo – É de Perder o Sapato’, lançado pelo selo Biscoito Fino em homenagem ao centenário do frevo.

Em seguida, a orquestra executará o ‘Concerto de Brandemburgo nº 3’, uma coleção de seis peças musicais composta por Johann Sebastian Bach entre 1718 – 1721, dedicados e apresentados a Cristóvão Ludovico de Brandemburgo-Schwedt em 1721. São expoentes da música do período barroco.

A Sinfonia nº 101 em Ré Maior – intitulada ‘O relógio’ – fechará o primeiro concerto da temporada 2016. Essa peça tem esse nome devido ao ritmo introduzido no segundo andamento que se assemelha ao ruído desse mecanismo de precisão. Apresentada pela primeira vez em março de 1794, foi considerada a melhor obra de Franz Joseph Haydn.

A Orquestra

A Orquestra Sinfônica de João Pessoa – criada em novembro de 2013 – teve sua grande estreia junto ao público no I Festival Internacional de Música Clássica, em dezembro de 2014, dentro do projeto Maestro Capemisa.

A Orquestra Sinfônica de João Pessoa incorporou em seu quadro artístico os músicos da antiga Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, além de 15 talentos novos contratados da região.

O maestro

O carioca Laércio Diniz começou a sua carreira internacional regendo a Bachiana Chamber Orchestra, no Carnegie Hall, em Nova York. Um ano depois, regeu o pianista David Brubeck, no Lincoln Center.

Bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, na sigla em português), Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), sob a orientação de Ingeborg Scheerer, Saschko Gawriloff e Susanne Rabenschlag, e música de câmara com o quarteto Amadeus. No Brasil, teve como os mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky.

Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil e da orquestra de época Engenho Barroco, Diniz assumiu a regência da orquestra holandesa New Netherlands Orchestra em 2011, com a qual gravou o seu primeiro DVD pelo selo Aureus Records. No mesmo ano, passou a ser patrocinado pela seguradora que denominou o projeto, realizando anualmente dezenas de concertos pelo Brasil e exterior.

Em 2012, gravou na Lituânia o álbum “Saudades do Brasil”, com obras de Villa-Lobos e Darius Milhaud, ao lado da Lithuanian National Symphony Orchestra.“Para 2014, agendamos uma turnê com a Camerata Nova Holandano interior daquele país e em Amsterdã”, disse. Em junho, gravará na Alemanha um CD com a Orquestra Norddeutche Philharmonie e a pianista ucraniana Anna Fedorova. Incansável, para 2015 já prepara uma turnê de 12 concertos pela Alemanha, Bélgica e Holanda.

Programa:

  • Clóvis Pereira: Fantasia Carnavalesca
  • J. S. Bach: Concerto de Brandemburgo nº 3
  • J. Haydn: Sinfonia 101 – “O Relógio”

Serviço:

Concerto de abertura da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica Municipal

Data: sábado (5)

Horário: 18h

Local: auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna (TCE-PB)

Entrada gratuita

Jãmarri Nogueira 

Leia Também