João Pessoa, 26 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

As vitórias de Ricardo no TCE

Comentários: 0
publicado em 26/02/2016 às 00h36
atualizado em 25/02/2016 às 21h45
tcecontasricardo

O triunfo de Ricardo na corte de contas tem triplo efeito: administrativo, eleitoral e político

Foi uma tripla vitória. A aprovação das contas de 2014 serve ao governador Ricardo Coutinho para além da esfera administrativa. A chancela do Tribunal de Contas do Estado reforçará mais adiante o discurso da defesa do socialista noutro Tribunal; o Regional Eleitoral, onde Ricardo é alvo de ações contestando a legalidade do seu mandato.

Livre das ações fiscais e da Polícia, Coutinho tem a vencer ainda a investigação dos recursos liberados pelo Empreender no ano da sua reeleição, o mais consistente processo, este patrocinado pelo Ministério Público Eleitoral.

Com o referendo dos conselheiros, as acusações chegarão à sua fase de apreciação com menos peso. Por uma questão básica: os dados questionados no âmbito eleitoral mereceram, na instância técnica-contábil, atestado de legalidade.

Mesmo em se tratando de outra esfera, o parecer do TCE será, naturalmente, um combustível a mais a favor dos advogados do governador Ricardo Coutinho na hora do julgamento.

Num confronto em que o uso dos recursos públicos no ano eleitoral estão sob suspeita, nada melhor do que chegar à tribuna do TRE com um acórdão quentinho e favorável debaixo do braço.

Por último, o endosso do TCE tem efeitos políticos, por tratar-se de mais um argumento/documento disponível contra os questionamentos levantados pelos adversários do governador. Além de reforço à imagem do gestor e cabo eleitoral blindado.

Cada vez que um oposicionista levantar a voz contra codificados ou outras possíveis ilegalidades, a bancada governista na Assembleia tem em mãos um atestado do TCE, o mesmo que aqui e acolá a oposição utiliza como fonte, pronto para passar na cara dos críticos. Com timbre e tudo!

Saldo…
A queda de braço estabelecida por Ricardo contra o TCE, com a ameaça de instalação do TCM, rendeu os efeitos projetados.

…Positivo
O Tribunal ainda ensaiou reação, mas Coutinho prevaleceu no embate. Enquadrou, emparedou e triunfou, ao final.

Ladeira…
Quem elegeu a então candidata de oposição, Margareth Formiga, jamais imaginou que assistiria o que vem ocorrendo na UFPB.

…Abaixo
Num dia, alunos protestam por falta de comida no RU e no outro se acorrentam no prédio da Reitoria em greve de fome.

Aguinaldo RibeiroFênix campinense
A reviravolta na eleição da liderança do PP na Câmara não deixa margem para dúvidas. Não se pode subestimar a capacidade de superação do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP). De carta fora do baralho, ele saltou para o pódium e bateu a parada. Deu uma bela volta por cima.
BRASAS
*Comitiva da Associação da Polícia Civil entrou para reivindicar e saiu de reunião na Granja Santana atirando elogios ao governador…

*Mesmo em ano de crise, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) vai se desdobrar para não deixar o São João de Campina Grande diminuir.

*Com voto em Hugo Motta sob suspeição, o deputado Veneziano Vital (PMDB) acha que o ‘boato’ não merece nem comentários.

*Na Câmara, o deputado Luiz Couto (PT) fez ‘comovente’ discurso tratando Lula como vítima das ‘elites’.

*Projeto do deputado Benjamim Maranhão (SDD) quer acabar a farra da Lei Rouanet, cujos recursos irrigam até artistas consagrados.

*Em Brasília, a médica Adriana Melo sensibilizou a bancada paraibana ao pedir ajuda para financiamento de pesquisas da zyka.

FALA CANDINHA!
Cena
De dona Candinha sobre as últimas da aldeia: “É muito faz de contas…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Até onde vai descer o nível dos debates na Câmara de João Pessoa?

dinhoPINGO QUENTE
“Ele vai perder todas”. Do vereador Dinho (PMN-foto), em resposta às críticas do líder da oposição, Renato Martins (PSB).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também