João Pessoa, 23 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

João Azevedo: técnico e… político

Comentários: 0
publicado em 23/02/2016 às 12h51
atualizado em 23/02/2016 às 09h57
IMG_0973

João Azevedo quer provar que concilia perfil técnico com capacidade política

Nas reuniões e avaliações internas, o PSB elegeu o secretário João Azevedo como opção da legenda para a disputa apostando no seu perfil de técnico forjado na gestão pública. A opção é fruto da análise interna de que o momento inspira e a sociedade busca um gestor no contraponto ao político.

Na prática, sabe-se que esse conceito isoladamente não é o suficiente. É preciso conquistar eleitores e inspirar aliados e alianças. O que só se faz com política e jogo de cintura. João Azevedo já percebeu isso.

Não por acaso, rejeitou essa condição ontem em entrevista comigo no Frente a Frente, da TV Arapuan. Certamente vê nela uma certa limitação ou até um estereótipo que pode lhe inferiorizar no embate com forças com longo histórico de disputas e características comuns à política.

Azevedo fez questão de frisar. É impossível ocupar as funções que ocupou sem fazer tomar decisões, construir alternativas e dialogar com setores envolvidos em intervenções e ações de governo. Isso é política, na sua leitura.

Nos bastidores, me confidenciou que tem se desdobrado para dar conta das duas missões: a administrativa, a qual sempre esteve mergulhado prioritariamente, e a política, com reuniões e conversas, uma novidade e carga a mais na sua empreitada. Tem – segundo ele – reservado o terceiro turno (noturno) para plenárias em bairros e reuniões.

João entende que já provou o que tinha de provar como técnico. Agora, entrando numa disputa pela primeira vez na vida, quer convencer que não é um neófito e também tem traquejo e convencimento político. Afinal de contas não se governa apenas em frios gabinetes e munido de teorias. Uma cidade é muito mais do que pedra e cal.

Briga à…

Uma decisão do governo deve gerar novo conflito com a Prefeitura de João Pessoa. O confronto tem nome e endereço: Parque Parahyba.

…Vista

Na ausência de avanços na implementação do Parque, situado no Bessa e idealizado por Agra, o governo fez projeto alternativo e alocou R$ 2 milhões.

Bateu…

Acusado de priorizar projetos pessoais, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) reagiu as críticas de Azevedo no Frente a Frente, da TV Arapuan.

…Levou

“Enquanto ele me critica eu trabalho pela cidade”, disse Cartaxo, durante inauguração da reforma da Escola Seráfico da Nóbrega.

adrianogaldinoserioDemarcando território

“O governador Ricardo Coutinho atendeu aqui um pedido meu que fiz ha um ano”. A frase é do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (foto), carimbando a assinatura da ordem de serviço da Avenida João Suassuna, em Campina Grande, dois dias depois do lançamento de sua candidatura.

BRASAS

*Em reunião reservada e demorada, Cartaxo e Durval lavaram a roupa suja dos últimos dias.

*O vereador Raoni Mendes (PTB) fica na coordenação da campanha de Wilson Filho até as convenções. Depois, vai cuidar da sua própria.

*Confusão no RU da UPFB. Estudantes de Rio Tinto, onde a comida é feita, fecharam os portões. Faltou refeição em João Pessoa e os usuários protestaram.

*Campanha publicitária do governo foca nas ações em recursos hídricos e combate à estiagem.

*Carlos Vieira, secretário-executivo do Ministério da Integração, projetou para o fim do ano a conclusão da Transposição. A enésima projeção de prazo.

*Deu o esperado no TRE na primeira leva de julgamento das ações eleitorais contra o governador Ricardo Coutinho.

FALA CANDINHA!

Folículo

De dona Candinha sobre a relação do governo com o deputado Veneziano Vital, em Campina Grande: “O cabeludo está careca de saber que não terá apoio do PSB”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O PSB tem moral de falar de Cartaxo sobre traição a Agra?

Benjamim MaranhãoPINGO QUENTE

“Deputado não é empregado de governo”. Do novo coordenador da bancada federal paraibana, Benjamin Maranhão (SDD-foto), descartando dificuldades na função por ser integrante da oposição à Dilma.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também