João Pessoa, 17 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Golpe na UFPB

Comentários: 0
publicado em 17/02/2016 às 09h42
atualizado em 19/02/2016 às 06h10
margarethtoga

Margareth Formiga, de vítima do abuso de poder no passado, à protagonista dele no presente

A reação foi imediata da comunidade universitária. Até aliados de primeira-hora da reitora Margareth Formiga não esconderam o constrangimento com a “manobra” inspirada pela Reitoria para incluir, nas vésperas da eleição, os servidores da EBESERH, contratados para o HU, para votação no pleito que se avizinha.

Sem querer querendo, a articulação da reitora demonstrou que o salto alto do decantado favoritismo não bate com a tentativa um tanto desesperada de arranjar mais eleitores no Centro de Saúde, onde sabidamente Margareth, ex-diretora de lá, tem mais força e penetração.

Até aliados mais críticos e ocupantes de cargos na gestão discordaram. Não será surpresa se alguns entregarem pedidos de demissão. Esses dizem nos bastidores que só há uma explicação: “A incapacidade da reitora cumprir compromissos políticos e administrativos”.

Um deles foi a eleição para EBSERH e a democratização da gestão da TV Universitária, além de um rosário de outros pontos contidos na carta-programa da então candidata, transformadas ao final do seu mandato em promessas não cumpridas.

A revolta não é pra menos. Pegou muito mal mesmo. A atitude de força perante conselheiros do Consuni, onde a atual gestão tem maioria, destoa da imagem vendida por Margareth. Aliás, não combina com o histórico. Ela própria sentiu na pele as manobras para atrasar sua posse, após uma eleição judicializada.

Se a fórmula receitada era para garantir sua reeleição, a farmacêutica Margareth Formiga exagerou na dose e mexeu na auto-estima das tradições da universidade. Pode sentir os efeitos colaterais.

Dourando a…
Ao 60 Minutos – da Rede Arapuan de Rádios – a reitora rejeitou as interpretações e acusações de golpe de vários setores da comunidade universitária.

…Pílula
Margareth considerou a decisão do Consuni legítima e uma demonstração de sintonia com a vontade das respectivas representações dos conselheiros.

Nu e…
Para Marcelo Sitcovski, presidente da ADUFPB, não há outro nome para a engenharia patrocinada pela reitora e aliados.

…Cru
“Houve um claro abuso”, protestou o dirigente, para quem a EBSERH é um corpo à parte da UFPB, portanto, sem direito a voto na eleição,

hugo-mottaO dia D de Hugo Motta
Pelos sinais emitidos pelo grupo de Leonardo Picciani (RJ), com direito a exoneração de ministro só para votar no fluminense na disputa pela Liderança do PMDB, tende ser acirrada a briga em que o deputado paraibano Hugo Motta (foto) entrou. Se ganhar, o patoense se afirma como força interna no partido. Se perder, sai maior. “Está caminhando bem”, disse Hugo à Coluna, mesmo projetando disputa apertada.
BRASAS
*Ministro peemedebista alertou o governo nas últimas horas a não interferir na disputa. Lembra do alto preço pela interferência na eleição de Cunha.

*Não foi somente Marcelo Castro que se afastou para votar. Aliados de Picciani, ocupantes de cargos no Rio, também fizeram o mesmo.

*A presença do secretário Trócolli Júnior (PMDB), braço ricardista no PMDB, no encontro entre Maranhão e Cícero revela o caráter mais informal do que o especulado.

*Após discordar em público da redução do expediente na Assembleia, o deputado Ricardo Barbosa (PSB) teve conversa mais amena com o presidente Adriano Galdino.

*Para o ex-secretário Ronaldo Guerra (PPS), até gás de cozinha tem mais pressão do que a dos vereadores tucanos de João Pessoa em cima da direção do PSDB.

*Tem vereador com calculadora na mão somando o volume dos gastos com imobiliário do novo anexo da Câmara de João Pessoa…

FALA CANDINHA
Cirurgia
De dona Candinha sobre a decisão do Consuni da UFPB, que aumentou os votos do Hospital Universitário: “Margareth quer resolver a reeleição à base do bisturi”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quem vai substituir Marialvo Laureano, na Secretaria da Receita, com malas prontas para assumir a delegacia-geral da Receita Federal?

dinaldinhoPINGO QUENTE
“O Estado consegue pegar um problema e transformar em três”. Do deputado Dinaldinho Wanderley (PSDB-foto), sobre a paralisação das obras da Perimetral Sul.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também