João Pessoa, 12 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ricardo, crise e investimento

Comentários: 0
publicado em 12/02/2016 às 14h46
atualizado em 12/02/2016 às 11h56
Ricardo Coutinho 1

Ricardo prega esforço pela manutenção de investimentos contra a crise econômica

Investimento. Essa é a única saída para vencer a crise e a recessão, na visão do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Essa receita vem sendo defendida por Ricardo junto a presidente Dilma Roussef, conforme tese que ele renovou, de viva voz, ontem, no 60 Minutos, da Rede Arapuan de Rádios.

O remédio não é fácil de ser administrado num paciente que respira por aparelhos e que vem, reiteradamente, optando pelos cortes para equilibrar as finanças. Aí está o desafio; se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Ricardo acha possível conciliar as duas coisas. Equilibrar com crescimento. E isso, na visão do socialista, só é possível com a máquina funcionando e o Estado tocando obras, gerando emprego e fazendo a economia girar. Faz isso por aqui tentando engatar seu programa Mais Trabalho – que prevê continuidade de obras iniciadas na primeira gestão e novas ações.

Nesse contexto, o empréstimo de R$ 1 bilhão que a Paraíba pleiteia junto ao Banco do Brasil e a organismos internacionais, chegaria na hora certa. Um elixir para diminuir as incertezas das quedas de receitas e as ameaças permanentes a regularidade de serviços e pagamentos básicos.

Após reiterados apelos do governador e de vencidas as barreiras burocráticas, o Tesouro Nacional ultima os preparativos para conceder o aval necessário para a efetivação da operação financeira destinada a investimentos de infraestrtutura.

Na prática, também, é a presidente Dilma Rousseff sinalizando politicamente em reciprocidade ao estratégico apoio de Ricardo na luta contra o impeachment. Efetivado, Ricardo suspira mais aliviado na gestão e ganha novo fôlego para ajudar os aliados na eleição de 2016.

Cada um…

Aliado, mas não de calças abaixadas. É mais ou menos assim que Ricardo define sua relação política com a presidente Dilma Rousseff.

…No seu quadrado

Tanto que ele vem reiterando a necessidade de a presidente modificar rumos do governo. “Mas não está na ordem do dia qualquer rompimento”, frisa.

Mão…

“Temos que ajudar o brasil a sair desse momento. É uma onda negativa que se espalhou em 2015. Vamos para outra etapa”, prega o governador.

…Estendida

Ricardo renovou sua disposição de lutar em defesa de Dilma e contra os “coveiros que tentaram enterrar o Brasil”, numa alusão à oposição.

maranhao_ccj_maoPecado capital

Foi um excesso de sinceridade. A fala do senador José Maranhão (PMDB-foto) fez muita gente corar. Ao Rádio Verdade, de Nilvan Ferreira e equipe, na Rede Arapuan de Rádios, velho cacique soltou, hoje: “Não se iludam: Cartaxo está disparado”. A expressão foi para justificar a necessidade da candidatura do PMDB para garantia do segundo turno.

BRASAS

*INTERLOCUTOR – O senador Raimundo Lira procurou pessoalmente o secretário do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira, para pedir a liberação do empréstimo da Paraíba.

*DIANTEIRA – Candidato apoiado pela atual gestão da Unimed, Demóstenes Cunha Lima parte com um trunfo: o rendimento dos médicos cresceu 77% nos últimos três anos.

*PALANQUE – Pré-candidato a prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), recebeu promessas de apoio logístico do PMDB da boca do vice-presidente Michel Temer.

*CONCEITO – Vereador Renato Martins (PSB) aproveitou o gancho do aumento da passagem para cobrar “mobilidade humana”, em João Pessoa.

*ANZOL – Ministério Público Federal foi provocado a mexer nas águas turvas da distribuição de carteiras de pescadores na Paraíba.

FALA CANDINHA!

De dona Candinha sobre a iminente concessão do empréstimo à Paraíba. “Já estava na hora de Dilma completar a oração de São Francisco: é dando que se recebe”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Quando a Câmara de Conciliação, do Ato 5, divulgará os primeiros dados dos débitos e contratos?

Ruy Carneiro 1PINGO QUENTE

“A política é a arte de conversar”. Do presidente estadual do PSDB (foto), Ruy Carneiro, com leque tucano aberto.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também