João Pessoa, 29 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
tecnologia

Global Game Jam começa hoje em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 29/01/2016 às 12h01

Tem início hoje (29), às 14h, a segunda edição do Global Game Jam com sede no Unipê e terceira em João Pessoa, com desenvolvimento de jogos em coletividade e compartilhamento de conhecimentos. O evento, que é gratuito e aberto para toda a sociedade, acontecerá no Bloco F da Instituição, onde funcionam os laboratórios de informática. Com uma jornada de 48h, o evento será finalizado no domingo (31). O GGJ é o maior evento de desenvolvimento de jogos no planeta, sendo realizado simultaneamente em vários países. A proposta é utilizar novas ferramentas de tecnologia para projetar, desenvolver e criar jogos. A sede do Unipê foi a primeira do Nordeste e a terceira no Brasil em jogos desenvolvidos em 2015.

O coordenador do evento no Unipê, prof. Felipe Soares de Oliveira, explicou que há três formas diferentes e complementares de inscrição, sendo um o preenchimento de formulário, a participação num grupo de Facebook e a inscrição no próprio site do GGJ. Os links podem ser acessados no portal unipe.br. Para Soares, a interdisciplinaridade da Jam é a característica principal do evento. “Os jogos podem ter apelos nas áreas da Saúde ou do Direito, por exemplo, e isso consequentemente pode atrair uma pessoa da área para desenvolver os jogos”, comentou.

Interdisciplinaridade para desenvolver jogos

“É um evento interdisciplinar, não é somente para as pessoas da área da Tecnologia. O intuito é fomentar o desenvolvimento de jogos, que são naturalmente interdisciplinares. Os jogos podem ter apelos nas áreas da Saúde ou do Direito, por exemplo, e isso consequentemente pode atrair uma pessoa da área para desenvolver os jogos”, comentou. “O GGJ é bem aberto, ainda que tenha como maior público o mais técnico. Mas há pessoas do Design, que lidam muito com as artes, e músicos, que cuidam da parte do som dos jogos”, acrescentou.

Para o desenvolvimento dos jogos, os participantes seguirão uma temática que será disponibilizada duas horas antes de iniciar o evento. “As equipes vão começar a desenvolver games dentro dessa temática. De certa forma, cada cabeça é um mundo e daí sairá vários jogos diferentes. No entanto, todos deverão se alinhar a essa temática”, enfatizou Soares. O GGJ não se caracteriza como uma competição. Por outro lado, ele estimula a colaboração, a criatividade e o trabalho coletivo e corporativo, promovendo novas amizades e aumentando o networking e as oportunidades dentro da comunidade, inclusive com parcerias de negócio.

História do GGJ

Em janeiro de 2013, o evento foi realizado em 309 locais de 63 países. Na ocasião, foram criados mais de três mil jogos. Em 2014 houve um maior engajamento e foi realizado em 485 locais e em 73 países, com mais de 20 mil jammers (desenvolvedores) registrados. Em 2015, o GGJ foi realizado nos dias 29 a 30 de janeiro.

MaisPB

Leia Também