João Pessoa, 27 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Combate ao Aedes

Campina supera meta nacional e vistoria 75% dos imóveis

Comentários: 0
publicado em 27/01/2016 às 15h19
Romero Rodrigues tenta a reeleição em Campina Grande

Os municípios brasileiros têm até o fim de fevereiro para fazer a inspeção de todos os imóveis em ações contra o Aedes aegypti. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, apenas 15% da meta nacional foi atingida. Em Campina Grande, administrada por Romero Rodrigues (PSDB), os trabalhos estão bem mais avançados e a Prefeitura já conseguiu visitar 75% do total de 178.797 do​​​​s imóveis da cidade. Este ano, as atividades de combate ao mosquito no município ganharam o reforço dos Agentes de Comunitários de Saúde e também estão sendo realizadas em parceria com o Exército.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Rossandra Oliveira, as vistorias estão sendo feitas por 135 Agentes de Combate às Endemias, 120 Agentes de Comunitários de Saúde e 60 soldados do Exército. “Com organização, conseguimos colocar um verdadeiro batalhão nas ruas de Campina, visitando casa por casa. Além da busca ativa pelos focos de proliferação do mosquito, os profissionais estão levando orientações aos moradores, conscientizando a população, que também tem feito a sua parte nesta luta”, assegurou.

Além do reforço na equipe, a gerente de Vigilância Ambiental explicou que a liminar concedida pela 3ª Vara da Fazenda Pública para que os agentes de endemias possam entrar em imóveis abandonados e terrenos sem acesso, também contribuiu para o avanço nos trabalhos. O pedido de liminar foi solicitado pela Procuradoria Geral do Município e, desde dezembro do ano passado, os agentes já vistoriaram 325 dos 957 imóveis que estão nesta situação na cidade. As intervenções nestes locais são realizadas com apoio da Polícia Militar.

“Outra ação importante foi a realização de mutirões de limpeza, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, nos bairros com maior incidência de proliferação do mosquito e também naquelas comunidade onde mais pessoas apresentaram sintomas de dengue, zika e chikungunya. Além disso, temos um trabalho educativo permanente, com apoio das escolas da rede municipal de educação”, destacou Rossandra Oliveira.

DengueZapp – Estratégia inédita no combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Campina Grande lançou em abril de 2014 o “DengueZapp” facilitar o envio de informações sobre possíveis focos do mosquito pela população campinense. Trata-se de um número de telefone (83 99991 0553) que pode ser acessado pelo aplicativo Whatsapp para enviar mensagens, imagens e vídeos.

O operador do “DengueZapp” recebe as denúncias e repassa para os agentes de endemias, que têm até cinco dias úteis para fazer a vistoria no local informado. Desde o lançamento do programa, a Secretaria Municipal de Saúde já recebeu cerca de 900 chamados pelo aplicativo.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas