João Pessoa, 14 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ricardo e uma plataforma em risco

Comentários: 0
publicado em 14/12/2015 às 12h07
atualizado em 14/12/2015 às 09h20

Ricardo Coutinho

Obstinado a cavar um espaço nacional, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, relaxou com a planície local. É o que se deduz de dois índices divulgados nos últimos dias: o estouro na Lei de Responsabilidade Fiscal e o déficit nas contas públicas com atraso de pagamento de fornecedores e dificuldades financeiras.

Dois pontos que atropelam a plataforma principal do socialista para se firmar como liderança dotada de diferencial em tempos de crise e restrições orçamentárias. Esse perfil tem sido vendido por Ricardo nas entrevistas concedidas ultimamente na imprensa nacional, fruto da estratégia deflagrada pelo secretário Luís Tôrres.

Não bastassem esses dois pontos administrativos, o forte de Ricardo, o Palácio ainda enfrenta dissabores na condução do patinho feio chamado TCM, um exercício de força política para ampliação dos poderes ricardista no tabuleiro paraibano. Com resistências internas, o TCM, por enquanto, cria mais problemas do que solução.

Para continuar merecendo crédito e pavimentado o caminho além mares de Tambaú, o governador tem que estancar essas sangrias. Por aqui, elas talvez não causem muitas fissuras ao discurso de Ricardo, ainda bafejado pelo calor das urnas. Mas, fora da Paraíba, avariam a imagem que tenta empinar.

Devagar…
Os movimentos organizados pró-impeachment de Dilma na Paraíba não sensibilizaram e o ato contra a presidente no Estado chegou a ser vexatório, com mínima participação.

…Quase parando
É de se estranhar que no Estado cuja força política do PSDB, principal partido da oposição, é notória e reconhecida, esse tamanho não reflita num momento decisivo.

Saindo…
O senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB, não quis se arriscar e preferiu ficar distante do solo paraibano, durante o evento que pede a saída da petista.

…À francesa
Cássio foi visto em passeata no Rio e ainda gravou vídeo, no meio da multidão, explicando a fundamental legal do pedido de impeachment: os decretos.

Zenildo RodriguesRanger de dentes na cidade sorriso
Em Sousa, a oposição não se entende. O ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB) quer encabeçar a disputa contra a reeleição do prefeito André Gadelha (PMDB), mas não atrai a adesão do empresário Zenildo Domiciano (PSD-foto), que sustenta a candidatura e parece disposto a ir até o fim. E se não for candidato, Zenildo não vota em Tyrone.

BRASAS
*Meio mergulhado, o deputado Hugo Motta (PMDB) rezou ontem à noite a missa na Igreja de Santa Júlia, na Torre, em João Pessoa.

*Na questão do TCM, pesou para o recuo de João Bosco Carneiro e Nabor Wanderley, ambos ex-prefeitos, as contas em aberto para julgamento no TCE.

*A situação do abastecimento humano no Sertão é dramática. Voltaremos ao assunto.

FALA CANDINHA!
A regra do jogo
Ao saber do ato institucional convocado pelo Estado para a defesa de Dilma, no Palácio, Candinha imitou Galvão Bueno: “E pode, Arnaldo”?

PONTO DE INTERROGAÇÃO
E se o ácido jornalista Helder Moura, de contrato finalizado no Sistema Paraíba, voltar ao Correio?

Efraim Filho 1PINGO QUENTE
“Essa organização criminosa superou todos os limites”. Do deputado Efraim Filho (DEM-foto), sobre os desvios descobertos pela PF de mais de R$ 200 milhões da Transposição.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas