João Pessoa, 09 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O que o TCE teme?

Comentários: 0
publicado em 09/12/2015 às 13h21
atualizado em 09/12/2015 às 10h25
Sessão-do-Pleno-TCE-PB

Com TCM, além de receita e tamanho, TCE perde força “política”

Direto e sem meias palavras, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, deu o tom na audiência pública que debateu ontem a instalação do Tribunal de Contas dos Municípios. Com uma palavra, Adriano deu o recado do real motivo do motim contra o TCM.

Olhando para as galerias, Galdino se dirigiu aos servidores do Tribunal de Contas do Estado, em campanha deflagrada contra o novo órgão, gerada pelos receios de perdas de prestígio e orçamento.

“Só quem perderá é a Corte, que perde prestígio político. Os senhores não perderão nada e suas garantias estão sacramentadas. A corte só perde prestígio político, nem salário diminui”, disse, em tom de ironia, o presidente do Poder Legislativo paraibano.

No cerne, Adriano atacou todo o empenho do TCE para impedir um eventual TCM. Diagnostica, com suas palavras, que os conselheiros do TCE querem na verdade evitar concorrência de poder junto a prefeitos, vereadores, deputados e governadores.

Um temor que destoa do discurso que realmente interessa a sociedade; a eficiência no controle externo e na transparência pública.

Pedras no…
Se sentindo isolado, o deputado Ricardo Barbosa (PSB) chutou o pau da barraca. Nem escondeu na audiência de ontem sua posição pessoal contra o TCM.

…Caminho
Autor do pedido de audiência, Anísio Maia (PT) entregou ao seu partido a decisão de voto contra ou a favor o TCM. O governo, portanto, precisa convencer primeiro o PT.

Peças do…
Fora da lista dos cotados, João Bosco Júnior (PSL), indigesto ao tema, é um nome que inspira preocupações da bancada. Pastor Jutahy Meneses (PRB) já está sendo convertido.

…Xadrez
Ricardo tem compromissos com Galdino e Lindolfo Pires. O terceiro nome do governismo é disputado por Tião Gomes, Branco Mendes e Trócolli Júnior. Bosco Júnior é lembrado.

Fernando CatãoCatão vai pra cima
Coube ao conselheiro Fernando Catão (foto), ex-presidente do TCE, o discurso mais ácido contra a instalação do TCM, na audiência da Assembleia. “Essa conversa que não se gasta é querer enganar a sociedade. É um custo para a eternidade”, atirou Catão, acrescentando que vê interesse político na iniciativa. “Eu fico até pasmo. Não está em legislação nenhuma que a vaga é prerrogativa de deputado. É uma discussão que beira a imoralidade”.

BRASAS
*Tião Gomes fazendo escola: na Câmara, deputados também quebraram sistema de votação…

*Deputado Benjamin Maranhão (SD) está convencido de que ‘há um conjunto de fatores, políticos e jurídicos, que fundamenta o impeachment”.

*Manoel Júnior, usa toda sua habilidade, para ajudar Cunha no Conselho de Ética, por cima de pau e pedras de fogo.

*Raoni Mendes, vereador do PTB, ainda não perdeu as esperanças de disputar a Prefeitura de João Pessoa.

*Tem candidato demais à vaga de vice do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), em Campina Grande.

FALA CANDINHA!
Dona Candinha voltou do feriado com uma frase na ponta da língua. “Pelo visto, Dilma não temer o PMDB”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Se escrevessem uma carta, o que diriam Nonato Bandeira (a Cartaxo) e Lígia Feliciano (a Ricardo)?

cássio maistvPINGO QUENTE
“É crime de responsabilidade na veia”. Do senador Cássio Cunha Lima (foto), reconduzido à liderança do PSDB, sobre as pedaladas de Dilma e o mote para o impeachment.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também