João Pessoa, 02 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A ‘censura’ de Wellington Roberto

Comentários: 0
publicado em 02/12/2015 às 10h30
atualizado em 02/12/2015 às 08h40
wellingtonroberto

Sumido nos últimos tempos, Wellington Roberto voltou à cena para tentar livrar Cunha

Sabidamente, o deputado Wellington Roberto é um homem vocacionado para os negócios. Sua vitoriosa carreira de empresário, não deixa dúvidas. Na atividade pública do parlamento, segue muito dessa lógica. Fala e aparece pouco e só age com empenho no que lhe traz dividendos.

Ontem, deu show nesse mister. Botou a cabeça fora para defender com maestria o companheiro Eduardo Cunha, em maus lençóis no Conselho de Ética da Câmara Federal.

Nem parecia o Wellington que a Paraíba mal ouve a voz em entrevistas ou pronunciamentos. Com desenvoltura e desembaraço, pregou penas mais brandas para Cunha – cuja influência na Casa é exercida muito mais pelos arquivos que coleciona do que pela liderança.

Wellington tem uma tese. Até aqui, Cunha não pode ter decretada a conclusão de que mentiu à CPI da Petrobrás, quando negou ser titular de contas no exterior. Não foi convencido ainda com provas do Ministério Público da ilegalidade da participação do presidente da Câmara no tal truste.

Uma censura pública – na avaliação de Wellington – estaria de bom tamanho. Do tamanho do despudor que a política alcançou.

Grito de…
Desde a sessão da manhã, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, já tinha alertado os deputados para as características da sessão especial, diferente de audiência pública.

…Alerta
À tarde, o debate sobre o TCM se restringiu aos parlamentares e ao conselheiro Domingos Filho, do TCM do Ceará. Mesmo assim, o líder da oposição, Renato Gadelha (PSC), reclamou.

Queda de…
Na sessão, Galdino disse não ver motivos para a campanha deflagrada pelo TCE, cujos servidores foram à Casa com camisas em protesto contra a possibilidade de criação do TCM.

…Braço
“Essa briga não se justifica”, criticou Galdino, para quem o debate da necessidade do novo Tribunal e seus custos precisa ser aprofundado. “Quanto mais fiscalização, melhor”.

wilson filhoZona Franca do Semiárido avança
O deputado Wilson Filho (PTB-foto) teve que suar a camisa para impedir que o projeto da Zona Franca do Semi-Árido não fosse ontem desfigurado na Comissão Especial. Parlamentares queriam restringir os benefícios para apenas uma cidade de cada Estado. Houve debate também para retirada da sede na Paraíba. “Vencida a guerra, agora vamos pedir terça-feira a inclusão na pauta de votação”, adiantou Wilson.

BRASAS

*O empresário Eduardo Carlos voltou a acionar sua metralhadora contra o segmento da mídia digital. Com balas adicionais contra Secom e Assembleia.

*O deputado Frei Anastácio (PT) diz ter elementos para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com foco na investigação de denúncias contra “Poderes”.

*Sem ajuda e apoio logístico do governo, o deputado Veneziano Vital (PMDB) se vira como pode para construir sua candidatura a prefeito de Campina Grande.

*A entrega da medalha Epitácio Pessoa ao ex-deputado Enivaldo Ribeiro (PP) reaproximou o prefeito Luciano Cartaxo, presente ao evento, à família Ribeiro.

*Adversários ferrenhos em Guarabira, os deputados Raniery Paulino e Camila Toscano convergem num ponto: na crítica ao governo.

*O vereador Renato Martins (PSB) mergulhou. Está em retiro político por uns dias, meditando sobre seu futuro.

FALA CANDINHA!
Maliciosa por natureza, dona Candinha não perdeu a chance de zoar com cassistas depois da suspeita do pagamento de R$ 45 milhões a Eduardo Cunha, no Caso da MP 608, e da citação do presidente da Câmara à relatoria do senador Cássio Cunha Lima. “Sofridos e sem governo, bem que amigos de Cássio queriam que fosse verdade…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Até quando o deputado Ricardo Barbosa vai segurar a onda no governo?

Dom Aldo PagottoPINGO QUENTE
“Eu não sou homem de ficar escondendo nada”. Do arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto (foto), sobre investigação iniciada no MPT para apurar suposta “conivência” com casos de exploração sexual de crianças e adolescentes.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também