João Pessoa, 29 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Cartaxo, além da sorte

Comentários: 0
publicado em 29/11/2015 às 22h57
atualizado em 29/11/2015 às 20h12
cartaxosorte

Cartaxo: trajetória que revela faro para os movimentos da política

Nem precisa elencar muitos fatos. O contexto, por si só, vem mostrando, por A mais B, que, ao contrário das primeiras impressões, o prefeito Luciano Cartaxo acertou sobrando em deixar o PT. Não somente pela desfiliação. O gol do ex-petista entrou na hora certa.

A prisão do senador Delcídio Amaral e o agravamento da crise envolvendo o PT e o governo da presidente Dilma cravam essa conclusão. Se ainda tivesse ficha no partido, Cartaxo passaria boa parte do tempo e das entrevistas tendo que fazer defesa dos “companheiros” ou sendo obrigado a se vincular a temas negativos.

Agora, quando inquirido, no máximo, precisa comentar a desgraça que aflige o PT e o governo Dilma, sem o ônus de antes. E ainda pode se dar ao luxo de fazer como fez na semana passada. Elogiou os avanços das instituições (MP, PF e STF) e lamentou o buraco negro em que o PT se meteu.

Cartaxo, portanto, não conta somente muita sorte, como se convencionou nos bastidores e na análise política. Ele também tem como aliado um feeling apurado e desassombro para seguir caminhos aparentemente arriscados. O que adverte a recomendação: não se pode subestimar um homem provido da soma desses três atributos.

Ouvindo…
Na visita à Paraíba, o ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, reservou espaço para receber o empresário Zenildo Oliveira, de Sousa.

…Demandas
Kassab despachou política no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo de Água Fria. A Zenildo prometeu apoio na disputa de 2016 na cidade sorriso.

Dando um…
Ninguém estranhe o silêncio do deputado Manoel Ludgério (PSD), interpretado por muitos como sinalização de disponibilidade à base governista.

…Tempo
Ludgério voltou-se  a ouvir as bases e gastar as horas vagas se dedicando mais a família, a quem ‘relegou’ pela carga de décadas de atividade política.

Romero-RodriguessHaja luz
O prefeito Romero Rodrigues (PSDB-foto) coordenou pessoalmente os trabalhos de montagem da iluminação do Natal de Campina Grande, no fim de semana. Percorreu praças e ruas elencadas pela equipe e deu comandos de ajustes. Coisa de quem não perde de vista a luz do projeto de reeleição.

BRASAS
*O governador Ricardo Coutinho quer deputados da bancada botando a cabeça fora na defesa do TCM.

*Será difícil para o ex-deputado Enivaldo Ribeiro (PP), alvo de homenagens nesta segunda na Assembleia, segurar a emoção…

*O deputado licenciado Trócolli Júnior não figura na lista da preferência governista, apesar do seu público desejo em se tornar conselheiro.

*Maranhão ainda não entrou no circuito, mas se um deputado do PMDB se tornar conselheiro, Olenka ganha o resto do mandato.

*A Prefeitura alega que a Sudema “sentou em cima” da licença do esgotamento o que atrasou o asfaltamento do desvio da Barreira do Cabo Branco.

FALA CANDINHA!
Dona Candinha não entende muito de obra, mas ousou arriscar um palpite malicioso: “Que chova ou faça sol, Viaduto do Geisel e a Nova Lagoa terminam lá para junho. Em homenagem a São João…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quando o PT receberá a compensação política do governador por ter rompido com Cartaxo?

TARCIO TEIXEIRA1PINGO QUENTE
“O joguete político rebaixará ainda mais as atribuições técnicas”. Do ex-candidato ao Governo da Paraíba, pelo PSOL, Tárcio Teixeira (foto), para quem a Paraíba corre risco de ter um Tribunal cassista e um ricardista.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também