João Pessoa, 24 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Frente a Frente com o TCM

Comentários: 0
publicado em 24/11/2015 às 11h33
atualizado em 24/11/2015 às 10h26
frenteafrentetcm2

Debate quente e plural no Frente a Frente, da TV Arapuan

O que era burburinho e declarações isoladas de lado a lado, tomou corpo e forma ontem nos estúdios da TV Arapuan. No Frente a Frente, programado conduzido por este colunista, as bancadas do governo e da oposição começaram a botar as cartas na mesa, olho no olho, sem arrodeios.

A oposição sustentando o discurso da inapropriedade da instalação do Tribunal de Contas dos Municípios num momento de grave debilidade, econômica e hídrica, e o bloco governista tratando do tema já com elementos e subsídios de avanço e investimento, ao invés de gasto desnecessário.

De um lado, Tovar Correia Lima e Renato Gadelha com as facas nos dentes, dando sinalização de que a oposição dispensará até as últimas gotas de suor para marcar posição contra e se possível barrar a proposta na Assembeia. Do outro, Estela Bezerra e Buba Germano com dados e subsídios razoáveis para o aprofundamento do debate.

Os governistas, porém, preferem soltar os argumentos favoráveis a conta-gotas e guardar os trunfos para a hora oportuna. Buba, por exemplo, está se municiando de comparações de custos do TCE da Paraíba com outros tribunais Brasil afora e já tem uma conclusão. Dá para fazer funcionar dois tribunais na Paraíba com despesas iguais ou inferiores a cortes de estados vizinhos.

Se a oposição arregaçou as mangas contra o TCM, pegando o gancho das crises, a bancada governista está pronta para enfrentar o debate, sem receios. E disposta a provar que o novo Tribunal, ao contrário do que se prega, desconcentra poder de um órgão envolto em questionamentos e desconfianças e favorece a ampliação da transparência e fiscalização.

Abacaxi…
A bancada governista tem um problema para resolver. Aliás, dois. Convencer, além de Anísio Maia (PT), o deputado Jutahy Meneses (PRB), também contra o TCM.

…Pra descascar
Cristão novo na bancada, com o perdão do trocadilho, o pastor-deputado vem externando desaprovação à proposta. Mas há quem ache possível convertê-lo.

Toma lá…
Na oposição, o deputado Janduhy Carneiro (PTN) é o ponto fora da curva. É pessoalmente favorável ao TCM, mas optou no momento pela abstenção.

…Da cá
Janduhy virou alvo do governo para negociação. Além de Carneiro, o Palácio precisa atrair mais outros dois votos da oposição para compensar as dissidências.

marcus alvesA Liga da Revanche
A lista em formatação com ex-secretários de Luciano Cartaxo (PSD) inclinados ao apoio a João Azevedo (PSB) está prestes a ganhar corpo. Bruno Brunet, Sérgio Meira, Marcus Alves (foto), Edilton Nóbrega, André Coelho, Wellitânia Freitas, Marta Moura, Major Marcus, Sargento Dênis, Fábio Barros e Ronaldo Guerra almoçam nesta sexta-feira para avançar na construção de um documento. Roseana Meira, ex-secretária de Saúde nas gestões de Luciano Agra e Ricardo Coutinho também foi convidada para a Liga.

BRASAS
*Assim que tomou posse, a médica Aleuda Sá passou ontem o dia inteiro em reuniões e organizando as primeiras providências na Saúde de João Pessoa.

*Apesar da convocação, a secretária Roberta Abath (Saúde) ainda não botou os pés na Assembleia Legislativa.

*No PSB, ainda há obstáculos a serem removidos no caminho da professora Márcia Lucena, pré-candidata no Conde.

*O vereador Napoleão Maracajá (PC do B) quer saber o mistério que faz Campina Grande ter uma das gasolinas mais caras do Brasil.

*O prefeito Expedito Pereira (PSB) deve enfrentar a juventude, em Bayeux. Berg Lima (PTN), já testado nas urnas, e Léo Micena (PT do B), vão pra cima.

FALA CANDINHA!
Dona Candinha soube do lançamento de Arthur Almeida, ontem, em Campina Grande. Econômica nas palavras, tascou: “Esse jogo é grande pra Bolinha”…

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Se piorar em 2016, até que ponto a crise hídrica pode drenar a plataforma de João Azevedo?

arthur bolinhaPINGO QUENTE
“Campina Grande precisa estrear no Século 21”. Do empresário Arthur Almeida (PPS-foto), criticando o desempenho das gestões numa cidade vocacionada para o desenvolvimento e tecnologia.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas