João Pessoa, 19 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Cartaxo e os remédios para curar ‘calos’

Comentários: 0
publicado em 19/11/2015 às 10h22
atualizado em 19/11/2015 às 07h42
Luciano-Cartaxo

Cartaxo mexe para tentar corrigir a rota de pastas sensíveis ao dia-dia da população

Juscelino Kubitschek já ensinava sem cerimônia a “voltar atrás”. O prefeito Luciano Cartaxo deve ter bebido nessa fonte. Nos últimos dez dias, agiu para corrigir rotas e alterar rumos de sua gestão em duas áreas estratégicas: trânsito e saúde.

As avaliações internas indicaram necessidade de mudança e assim ele fez. Trocou a secretária de Saúde e mandou pra lá, Aleuda Sá, reconhecida pelo pulso firme por onde passou. Reforçou o comando com o experimentado José Maria de França, cuja vivência na área dispensa apresentações.

Antes, Cartaxo mexeu na Semob, tirando o operacional Roberto Pinto e nomeando o pensador Carlos Batinga, engenheiro expert em mobilidade, numa sinalização inequívoca da pretensão de azeitar esse setor, acomodado com intervenções de pequeno porte.

As duas áreas são alvo de críticas, reclamações e avaliações pouco alvissareiras. E são vitais à gestão pública de uma cidade do tamanho de João Pessoa. É importante e marcante realizar o sonho da Nova Lagoa, mas o cidadão que não encontrar remédio ou médico em PSF ou ser vítima da fila cirurgias voltará insatisfeito pra casa e nem lembrará do parque reformulado.

Da mesma forma, não adianta uma calçadinha totalmente modernizada e requintada, como está em curso, se para o deslocamento do seu cotidiano o motorista continuar enfrentando uma verdadeira odisséia. Ficará na cabeça com a imagem da agonia que passou e o tempo que perdeu.

O desafio de Luciano consiste nesse equilíbrio de ações e soluções. De positivo nisso tudo tem, a julgar pelas últimas mudanças, a capacidade da autocrítica e a decisão de mudar para tentar acertar. Sem compromisso com o erro, como ensinou Juscelino.

Fila…
O vereador Raoni Mendes (PTB), líder da oposição, não perdoa. Lembrou à Coluna que a Saúde já soma quatro secretários em menos de três anos de gestão.

…Indiana
A lista: Lindemberg Medeiros, Adalberto Fulgêncio, Mônica Figueiredo, e a última, Aleuda Sá. Pela média, Mendes não descarta a quinta troca até o fim da gestão.

Tirando de…
Como era de se esperar, acertadamente o governador Ricardo Coutinho não trará para si a autoria e nem botará digital no Tribunal de Contas dos Municípios.

…Letra
E faz isso quando, inteligentemente, coloca a tese do TCM como prerrogativa e responsabilidade da Assembleia, a quem cabe tomar a decisão.

Ricardo BarbosaNa ferida
O deputado Ricardo Barbosa (PSB-foto) incendiou o plenário no começo da manhã ao anunciar PEC para acabar com a antecipação de eleição na Assembleia, mecanismo usado pelo próprio grupo governista para celebração de dobradinha entre Adriano Galdino (PSB) e Gervásio Filho (PMDB). “Antecipação é algo esdrúxulo”, cravou.

BRASAS
*Ex-secretários de Luciano Cartaxo preparam uma lista com 15 nomes em apoio à candidatura de João Azevedo (PSB).

*Deputados favoráveis ao TCM perceberam que é hora de agir apresentando dados para desmistificar os efeitos negativos da tese.

*Os movimentos contrários ao novo Tribunal têm ganhado maior espaço na mídia e reverberado mais.

*Juarez Guedes, destacado diretor da TV Máster, atuou na coordenação do marketing da vitoriosa eleição de Paulo Maia, na OAB.

*CPI do Tesoureiro segue fazendo barulho em Campina; ontem, o convocado poderoso ex-secretário Alex Azevedo, preferiu o silêncio.

FALA CANDINHA!
Dona Candinha, invocada com a CPI de Campina Grande, soltou esta: “Imagine se todo tesoureiro um dia resolver abrir a boca…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
José Maria de França consultou Zé Maranhão antes de aceitar ser secretário de Cartaxo?

ElizaPINGO QUENTE
“Eu estou até achando estranho”!
Da vereadora Eliza Virgínia (PSDB-foto), sobre o acanhamento dos anúncios de protestos contra Jair Bolsonaro, em João Pessoa.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também