João Pessoa, 17 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Admirável mundo novo da Internet

Comentários: 0
publicado em 17/11/2015 às 11h30
atualizado em 17/11/2015 às 08h39
Visões sobre a internet e a influência no cotidiano estiveram Frente a Frente, na TV Arapuan

Visões sobre a internet e a influência no cotidiano estiveram Frente a Frente, na TV Arapuan

A diferença entre o remédio e o veneno é a dose, ensina o provérbio popular. Com o uso da Internet, ferramenta poderosa de inclusão e democracia na comunicação, não é diferente. Esse foi o saldo da discussão promovida ontem no Frente a Frente, da TV Arapuan, conduzido por este colunista.

O debate alertou para os riscos de dependência e seus efeitos. Foi além do trivial e trouxe implicações neurológicas e psicológicas para quem abusa do uso e caminha para uma dependência perigosa, transferindo-se do mundo real para o ambiente virtual. “Antes, a gente orava antes das refeições, hoje a gente posta”, ironizou a psicóloga Alessandra Magalhães.

Não é por acaso que muitas pessoas ficam horas conectadas na internet ou simplesmente plugadas no celular. O consumo libera a dopamina, hormônio responsável por adrenalina e prazer, explicou o neurologista José Lopes.

Os casos de vazamento de conversas privadas e fotos íntimas mereceram parecer do advogado Wilson Roberto, especializado em crimes na Internet. A legislação prevê penalidade para danos morais, mas a recomendação é sempre de prudência na troca de conteúdos particulares.

Se convergiram para os alertas, as visões dos especialistas, de advogado a neurologista, com a participação e interação no estúdio com professores e estudantes, também ganharam consenso quanto ao determinante papel da Internet e das redes sociais na aproximação de pessoas, da revolução do ensino e no avanço da medicina.

Estamos todos inseridos nessa conexão de informações, num universo que produz igualdade e inclusão. Com o celular, todo mundo tem o poder de contar histórias, registrar fatos e se incluir nessa teia de escala mundial. Um instrumento que alterou comportamentos e remodelou as relações humanas e de consumo.

Momento…
Acertadamente, a assessoria do governador Ricardo Coutinho orientou-lhe a evitar se aprofundar em entrevistas no tema da instalação do TCM, afeto à Assembleia.

…Inoportuno
Falando em restrições financeiras e prestes a se reunir com Dilma para pedir pela seca, a ocasião não favorece muito a chancela a um tema antipático.

Dose…
Pétalas do Jardim Girassol tem lembrado ao governador Ricardo Coutinho o nome do deputado João Gonçalves (PSD) como opção de vice do outro João, o Azevedo.

…Dupla
Tido como popular e carismático na periferia, João complementa o perfil técnico do homônimo. Porém, precisa deixar o PSD, fechado com a reeleição de Cartaxo.

Eleição da OAB; Paulo Maia e Carlos Frederico rivalizam em disputa marcada por poucas propostas

Tira-teima na OAB
Os advogados da Paraíba vão dizer hoje qual é o verdadeiro tamanho de Paulo Maia, da oposição, e Carlos Frederico, apoiado pelo atual presidente Odon Bezerra, na eleição da OAB. Se não houver surpresas, Carlos Frederico, mais político e com campanha melhor organizada e articulada, deve ser o eleito da categoria.

BRASAS

*Nas entrevistas, o secretário Luís Tôrres esbanja entusiasmo com a gestão e afinação com o discurso de Ricardo.

*Caladinho e como não quer nada, o deputado Antônio Mineral (PSDB) integrou a comitiva do governador na inspeção de obras do Hospital de Santa Rita.

*Cúpula tucana da Paraíba animada com a possibilidade de julgamento nesta quinta da chamada Aije Fiscal contra o governador.

*Prefeito Antônio de Braga e o líder da oposição, Célio da Usina, discutem formação de chapa única em Vieirópolis.

*Tibério Limeira, do Empreender-PB, ganhou crédito junto aos artistas, com o lançamento de linha específica para a categoria.

FALA CANDINHA!
Nem só de maldade vive dona Candinha. Hoje mesmo ela mandou zap-zap com um conselho de mãe ao prefeito Luciano Cartaxo: “Na hora do debate, só creche não resolve. O eleitor de João Pessoa não é menino não…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Com João Azevedo candidato, qual papel sobrará para a deputada Estela Bezerra em 2016?

Vene_ComissaoPINGO QUENTE
“Não se preocupem, vai ter disputa”!
Do deputado Veneziano Vital (PMDB-foto), mandando recado para os seus adversários em Campina Grande.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também