João Pessoa, 13 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

TCM e a queda de braço anunciada

Comentários: 0
publicado em 13/11/2015 às 10h12
atualizado em 13/11/2015 às 07h13
Romero e Luciano Cartaxo abrem baterias contra instalação do TCM na Paraíba

Romero e Luciano Cartaxo abrem baterias contra instalação do TCM na Paraíba

Nem bem se tornou oficial, o debate em torno da instalação do Tribunal de Contas dos Municípios sairá da discussão técnica e descambará para a seara política. Se o governo prefere cautela pública, pelo menos por enquanto, líderes da oposição já metralham a possibilidade.

Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues, prefeitos das duas maiores e mais importantes cidades da Paraíba, já ofereceram pareceres contrários à tese. Ambos consideram inoportuno e questionam a prioridade num Estado que atravessa crise hídrica e econômica.

Se repetir o que disse neste mesmo ano, o senador Cássio Cunha Lima, líder da oposição, deve repetir sua opinião contra. Para Cássio, a tentativa do TCM é uma manobra para intimidar e emparedar o Tribunal de Contas do Estado.

A proposta de instalação do TCM vai se transformar numa grande queda de braço política. Tudo que o governador Ricardo Coutinho, forjado no confronto e afeito aos embates, adora. É dos que dá uma boiada para entrar numa briga.

Pagando…
A interlocutores mais próximos, o governado Ricardo tem dito, em reserva, que só vale a pena enfrentar eventuais desgastes se for para ter uma composição “puro sangue”.

…Pra ver
Traduzindo: se levar mesmo a frente a tese do TCM, o socialista escolherá do bolso do colete os conselheiros a quem tem direito. Podendo levar essa máxima ao extremo.

Carta na…
O deputado licenciado Tião Gomes (PSL) não está na lista dos preferidos do governo, mas promete se empenhar para disputar palmo a palmo os votos dos colegas.

…Manga
Pela indicação de Tião, um interessado peso pesado. O suplente Charles Camaraense (PSL), irmão do poderoso e bem sucedido advogado Marcos Inácio.

uepb 1Última esperança
Depois de muitos apelos e meses de espera, o comando de greve da UEPB será recebido logo mais pelo governador Ricardo Coutinho. O encontro está programado para o final da manhã na Cinep. A UEPB quer mais recursos para atender as demandas e o Estado alega que pouco pode fazer para suplementar o orçamento da instituição.

BRASAS
*Deputados governistas e próximos do comando da Assembleia se sentiram excluídos da viagem ao TCM do Ceará.

*Os deputados Benjamin Maranhão (SD), Veneziano Vital (PMDB) e Efraim Filho (DEM) lutaram até onde podiam contra a Lei da Repatriação.

*Manoel Júnior (PMDB), entusiasta da bombardeada proposta, pagou o preço do desgaste e foi até o fim.

*Defensores da criação do TCM precisam ter cuidado com os arquivos e com o que defendiam em passado nem tão muito distante.

*Se depender do TCE, nenhum dos seus auditores de carreira serão cedidos para viabilização do TCM, se criado.

FALA CANDINHA!
Ao ler notícia de vazamento de conversas privadas entre funcionários do Hospital de Cajazeiras, dona Candinha foi direto ao ponto: “Se sexo em repartição pública desse problema, já tinha muita gente grande cassada”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O que leva políticos em pleno auge da carreira a trocar tudo por um cargo de conselheiro?

Adalberto Fulgêncio

PINGO QUENTE
“É uma cortina de fumaça para esconder os grandes problemas da Paraíba”. Do secretário Adalberto Fulgêncio (PSD-foto), criticando o debate em torno do TCM.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também