João Pessoa, 04 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
UNIFICADA

Justiça rejeita ações e eleição do Conselho Tutelar inicia em JP

Comentários: 0
publicado em 04/10/2015 às 08h31
atualizado em 04/10/2015 às 14h25

Mais dois agravos de instrumento e um mandado de segurança foram rejeitados nas últimas horas pela Justiça na Paraíba e o ‘Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar’ no município de João Pessoa está mantido e a eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares na capital está ocorrendo normalmente até as 17h deste domingo (4).

“Neste sábado (3), foram três tentativas de alguns candidatos reprovados em suspender o pleito, mas todas elas foram negadas pela Justiça”, informa a promotora de Justiça Soraya Escorel, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa da Criança e do Adolescente, do Ministério Público da Paraíba (MPPB). “Vamos adiante e estamos realizando esta eleição unificada tão especial. A vitória do que é sério e justo prevaleceu”.

Nas três últimas tentativas para tentar interromper o pleito, o juiz Marcial Ferraz rejeitou o mandado de segurança. Da mesma forma, os desembargadores Aurélio Cruz e Oswaldo Trigueiro do Valle Filho rejeitaram pedidos para anular a prova de conhecimento aplicada aos pré-candidatos e suspender as eleições.

Na última segunda-feira (28), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) já havia acolhido recurso interposto pelo Município de João Pessoa e decretou a nulidade da liminar expedida pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital que suspendia o processo eleitoral de escolha dos conselheiros tutelares. A decisão foi proferida pelo desembargador José Ricardo Porto que determinou ainda a remessa do processo para a 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital.

Essa liminar, que acabou sendo cassada, foi resultado de uma das trinta ações ajuizadas e alegadas por conselheiros e ex-conselheiros do município de João Pessoa que ficaram de fora da disputa do processo eleitoral unificado para a escolha de conselheiros tutelares. Eles foram eliminados na prova que habilitava os candidatos para esse pleito.

MaisPB

Leia Também