João Pessoa, 26 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Wilson Filho e o ‘pulo do gato’

Comentários: 0
publicado em 26/09/2015 às 09h40
atualizado em 26/09/2015 às 06h45
wilson filho

Wilson Filho entra no páreo; pouco a perder e muito a ganhar

Jovem de 26 anos, o deputado Wilson Filho, do PTB, é no mínimo corajoso. É o que demonstra o coordenador da bancada federal ao assumir, de uma vez por todas, sua pré-candidatura a prefeito de João Pessoa, a mais importante cidade do Estado.

Wilson articulou, fez o dever de casa e recebeu da direção nacional do partido, via presidente Cristiane Brasil, a incumbência de representar a legenda no processo eleitoral de 2016 na Capital da Paraíba.

Por que corajoso? Porque toma para si uma tarefa espinhosa. Entra num jogo que já começa com a polarização escancarada do prefeito Luciano Cartaxo e do grupo do governador Ricardo Coutinho, um cenário parecido com o de 2014 que varreu a terceira candidatura do PMDB.

Nesse campo de alternativa fora da polarização, ainda enfrentará por tabela a pré-candidatura do deputado Manoel Júnior (PMDB). Como não tem muito a perder, Wilson Filho aposta suas fichas.

Na pior das hipóteses, chama para si uma fatia do eleitorado pessoense e reforça sua presença e imagem na Capital, com força para ser disputado no segundo turno. Mas uma tese pode beneficiá-lo; o risco de o PMDB desistir da candidatura própria e compor com o governo. Uma possibilidade que abriria muitos caminhos para quem não esteja alinhado ao governo ou debaixo do guarda-chuva da Prefeitura.

Dando o…
O PTB marcou um ponto, ontem, ao filiar o vereador Raoni Mendes (PDT), campeão de votos na eleição de 2012 e destacado opositor da gestão na Câmara da Capital.

…Braço a torcer
A costura não foi fácil. Pré-candidatos a vereadores tiveram que ser convencidos. A maioria não queria vereador de mandato na chapa proporcional, mas se rendeu.

Ponto…
O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, varreu a decisão dos ‘companheiros’ pelo rompimento com Cartaxo: “Quando entramos num governo é para defender um projeto”.

…Contraponto
Ex-superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, não jogou o lixo pra debaixo do debate: “Lamentamos a forma sorrateira e escondida. O PT não merecia isso”.

Manoel Júnior 2Batida de pino
“Eu não defendi, a contextualização do que eu disse foi fora do contexto, eu estava fazendo análise de alguns países em que o equilíbrio político gera o equilíbrio econômico”. Do deputado Manoel Júnior (PMDB), tentando amenizar os efeitos do vídeo publicado em agosto pelo Portal MaisPB, que ganhou repercussão nacional, no qual ele conselha a presidente Dilma a renunciar o mandato em nome da governabilidade.

BRASAS
*Presidente do PSDB, Ruy Carneiro vai recorrer da condenação, no TJ, por improbidade alusiva a sua passagem pela Secretaria de Esportes.

*Para quem não entendeu a ausência no evento do PSB, João Azevedo (Infraestrutura) estava em Brasília tentando destravar contratos na Integração Nacional.

*Tárcio Pessoa (Planejamento) animado com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Paraíba 2040.

*Ao tomar a dolorosa decisão de se desfiliar do PT, partido desde sua adolescência, Anderson Pires deu um gesto a Cartaxo.

*Adriano Galdino oficializa sua transferência de domicílio eleitoral para Campina Grande, nesta segunda, pronto para os próximos passos.

FALA CANDINHA
“A oposição na Paraíba está igual ao bicho papão. Todo mundo ouve falar, mas ninguém bota fé”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
E se a deputada Estela Bezerra (PSB) voltar a tomar gosto?

fulgêncioPINGO QUENTE
“É da natureza dele não honrar compromissos”.
Do secretário Adalberto Fulgêncio (PSD), reagindo às críticas do governador Ricardo Coutinho sobre o rompimento da aliança.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também