João Pessoa, 21 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Os próximos passos de Ricardo

Comentários: 0
publicado em 21/09/2015 às 09h20
atualizado em 21/09/2015 às 06h25
Ricardo Coutinho; montando as próximas mexidas no xadrez

Ricardo; montando as próximas mexidas no xadrez

Habilidoso, o governador Ricardo Coutinho conseguiu, de certa forma, o que queria. Desde o começo do ano, jogou, articulou e verbalizou para empurrar o prefeito Luciano Cartaxo para fora do seu arco de aliança. Não esperava, entretanto, que ganharia o PT de troco.

Daqui pra frente, Ricardo, premiado pela possibilidade agora real e concreta de ter a legenda com o maior tempo de televisão e até aqui dona do Palácio do Planalto, vai fortalecer, naturalmente, os laços com o combalido governo da presidente Dilma.

Se já era por aqui o maior defensor dela, agora será, oficialmente, o referencial de aliado na Paraíba do PT nacional. Em alguma ordem, essa condição lhe traz vantagens; políticas e administrativas.

Coutinho puxará o PT da Paraíba mais pra perto e abrigará na sua gestão os petistas dissidentes da posição tomada por Cartaxo. Estimulará o afastamento completo do PT de Luciano e o discurso contundente contra o ex-companheiro.

Com o PT alinhado como nunca, Ricardo continuará desenvolvendo o que mais sabe: pensar política e pautar o debate em torno de “valores”, uma tática que tem emparedado os adversários e feito o diferencial nas suas disputas, eleitorais e conceituais.

Cerco ao…
No sábado pela manhã, o prefeito Luciano Cartaxo reuniu secretários para uma avaliação pós-saída do PT. Ouviu de muitos palavras de apoio e promessas de fidelidade. Inclusive petistas.

…PT
Na reunião, o petista Antônio Jácome, ouvidor geral da Prefeitura, surpreendeu. Revelou que a opção de Cartaxo facilitou sua vida de cabo eleitoral, em dificuldade de pedir votos a amigos.

Olhos de…
Uma semana antes da saída, a ministra Eleonora Menicucci (Mulheres) alertou Cartaxo para o movimento de debandada de prefeitos do partido. “Tenha paciência”, recomendou.

…Vidente
Na conversa, Cartaxo chegou a sondar quantos seriam os “companheiros”. Eleonora deu o número como uma correção cabal: “Quinze ratos; companheiros não abandonam o barco”!.

Energia do reconhecimento
andre-theobaldO presidente da Energisa/Paraíba, André Theobald, embarcou ontem do Aeroporto Castro Pinto para São Paulo. Lá, ele recebe prêmio pelo programa Bem da Gente, da Energisa. A iniciativa é um projeto de geração de renda com foco na capacitação de empreendedores em duas comunidades carentes de João Pessoa.

Sob nova…
Articulação gestada pelo governador Ricardo Coutinho culmina hoje com a mudança de comando do Pros, na Paraíba, atualmente gerido pelo ex-deputado Major Fábio.

…Direção
Documentação da cúpula nacional do Pros pousa no TRE. Coronel Coutinho, nome designado pelo Pros, será o presidente interino. Esquentando o banco pro deputado Lindolfo Pires (DEM).

BRASAS
*Forças internas do PT se reúnem hoje, reservadamente, para preparar decisões do encontro de amanhã.

*Na pauta, duas providências: recompor o diretório de João Pessoa e fundamentar pena de expulsão para quem divergir da decisão de entrega dos cargos.

*Se o deputado Anísio Maia (PT) surpreendeu por segurar a onda no PT, Adalberto Fulgêncio surpreendeu pelo contrário.

*Na região de Cajazeiras, o presidente do PSB, Edvaldo Rosas, disse sem pedir segredo; a sigla vai de Adriano Galdino, em Campina Grande.

*Aliado em 2014, o deputado Renato Gadelha (PSC) anda com prestígio em alta com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

*Deputado Benjamim Maranhão (SD) empolgado com a Comissão do Trabalho, da qual é presidente na Câmara.

*PP de João Pessoa de malas prontas para comandar a Semob com as bênçãos do deputado Aguinaldo Ribeiro.

*Novo superintendente da CBTU, Paulo Barreto, tem currículo e história, além da condição de homem de confiança de Aguinaldo.

*Foi altiva e corajosa a carta do ex-secretário da Transparência da Capital, Éder Dantas (PT), que deixou a gestão.

FALA CANDINHA!
“Os votos dos petistas que romperam com Cartaxo cabem numa kombi”!

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Deu tempo alguém pelo menor ler o programa do PSD antes de se desfiliar do dogmático PT?

crea-giucelia figueiredoPINGO QUENTE
“Eu escolho o PT”.
Da ex-secretária de Mulheres da Capital, Giucélia Figueiredo, provando que não estava na gestão por contracheques.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também