João Pessoa, 15 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA PRAÇA DA BANDEIRA

Festival de Inverno de CG é aberto e diretora agradece apoio da PMCG

Comentários: 0
publicado em 15/08/2015 às 15h04

A 40ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande teve início na manhã deste sábado, 15, numa solenidade realizada na Praça da Bandeira, local onde também se desenvolverá toda a programação do tradicional evento cultural campinense.

As atividades começaram com a execução, por parte da Filarmônica Municipal Epitácio Pessoa, dos hinos municipal e nacional. Em seguida, a diretora e idealizadora do festival, professora Eneida Agra Maracajá, fez um pronunciamento, demonstrando a sua gratidão pela parceria mantida entre a organização promotora e a Prefeitura de Campina Grande.

Eneida Maracajá destacou a importância do festival, ressaltando, ainda, o motivo para a realização da versão de 2015 em praça pública. Conforme lembrou, desde a Grécia antiga ocorriam apresentações culturais em feiras, praças e outros logradouros públicos, dando acesso à população em geral aos mais diversas tipos ou manifestações artísticas e culturais.

“A cultura e as artes não começaram em espaços fechados. Por isso, mais uma vez, estamos ocupando a Praça da Bandeira. Esta é praça do povo e o coração cultural de Campina Grande, onde tradicionalmente acontecem os mais importantes movimentos sociais, políticos e culturais da cidade. A diferença, contudo, dos anos anteriores, é que em 2015, nos seus 40 anos, a Praça da Bandeira é a própria sede do Festival de Inverno. Assim, até o dia 23, toda a programação apenas vai se desenvolver neste local”, explicou.

Ela considera que, mais uma vez, a parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande e demais patrocinadores foi fundamental para a realização da nova edição do festival, cuja programação atrai turistas e projeta o nome de Campina Grande no cenário artístico nacional.

Logo após este pronunciamento, aconteceu uma celebração à cultura popular, com os grupos folclóricos e companhias dos estados da Paraíba, Pernambuco e São Paulo. Abrindo a programação, o Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema logo apresentou a Dança “Tropeiros da Borborema”, fazendo alusão aos velhos tropeiros que trouxeram o progresso para nossa cidade. A apresentação também prestou homenagem aos 150 anos de Campina Grande.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas