João Pessoa, 30 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A lavagem de roupa suja dos delegados

Comentários: 0
publicado em 30/07/2015 às 11h20
atualizado em 30/07/2015 às 08h29

Em quase cinco anos, já vivi muitas experiências e enfrentei alguns desafios no programa Correio Debate, da Rede Correio Sat, onde apresento diariamente, ao lado dos companheiros Fabiano Gomes e Wellington Farias, o noticiário político mais comentado e empolgante do Estado.

Já ajudei a conduzir importantes e tensos e históricos debates entre candidatos a prefeito de João Pessoa, Campina Grande e confronto de postulantes ao Palácio da Redenção, situações que exigem total e indispensável equilíbrio, frieza e imparcialidade emocional e profissional.

Já tive que enfrentar intimidação olho no olho de político metido a valente, me deparei com relatos emocionantes, já chorei com situações de perda, dor e violência, me indignei com injustiças, me revoltei com afrontas à cidadania, já pacifiquei brigas e confrontos de colegas no ar e até já testemunhei, recentemente, a reação de uma mãe ao saber pelo rádio que o marido seria suspeito da morte e estupro de sua filha.

A esta altura, pouquíssima coisa seria capaz de me surpreender ou tirar do sério, mesmo levando em consideração o “sangue quente” de sertanejo das minhas veias, que vez em quando teima em tentar dominar e vencer a vocação natural do “homem de paz”, exercitada diária e permanentemente como antídoto para superação de tantos desafios.

O enfrentamento, ao vivo, entre o secretário da Administração Penitenciária, Wagner Dorta, e seu antecessor, delegado Walber Virgolino, pareceu cena de novela. Com direito a lavagem de roupa suja, desabafos pessoais e acusações graves de desvio de funções, a história seria difícil de acreditar, se contada por terceiros.

As vísceras de uma relevante pasta do Estado, responsável pela manutenção dos bandidos na cadeia, ordem dos presídios e ressocialização dos apenados, foram expostas, sem maquiagem e nem sofisticação retórica, em plena praça pública. E da pior e mais lastimável forma possível. Coisa para constranger até o microfone.

Pavio…
Tudo começou quando Dorta, reconhecido técnico e delegado da Polícia Civil, explicou as recentes rebeliões, atribuindo os motins à postura rigorosa adotada na sua gestão.

…Curto
Questionado, o secretário confirmou o destino das críticas, seu antecessor, Walber Virgolino, acusado de complacência e negociação espúria com lideranças dos presídios.

Reeditando as cavernas
Foi o suficiente para Virgolino, atual delegado regional de Guarabira, pedir a palavra, entrar no ar e revidar o sucessor, a quem chamou de antiético. Daí em diante, ambos perderam as estribeiras. De um lado; “Você é um psicopata”. “Do outro, você é um invejoso”. Réplica: “Você não é homem”. Tréplica: “Sou homem para entrar na sua boca e sair…”.

Pinga…
O deputado Veneziano Vital (PMDB) voltou a público para asseverar a aprovação, no TCE, da prestação de sete das suas oito contas na Prefeitura de Campina Grande.

…Fogo
O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) diz com todas as letras: para ter contas aprovadas no TCE, a gestão de Veneziano fraudou balancetes e falsificou extratos bancários.

Eco
As denúncias de Renan Trajano chegaram à Assembleia pela boca do deputado Tovar Correia (PSDB). “A Paraíba e os campinenses precisam saber da verdade”, cobrou.

Expectativa
Depois de Ricardo, o prefeito Luciano Cartaxo apresenta hoje o calendário de ações do aniversário da cidade. Dessa vez, o vice Nonato Bandeira (PPS) estará na solenidade?

Barbas…
Declaração do secretário Luís Tôrres ouriçou mais os petistas. “João Pessoa precisa ou não de uma nova gestão que resgate o ritmo do PSB?”, interrogou o atilado jornalista.

…De molho
“Tem muito socialista com dor de cotovelo da gestão transformadora de Luciano Cartaxo”, respondeu o vereador Bira Pereira (PT), de volta ao front político na Capital.

PINGO QUENTE
“Nós (deputados) não temos um dia de folga”.
Do presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), em defesa da ampliação do recesso parlamentar, aprovada ontem em dois turnos na Casa.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também