João Pessoa, 26 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A aprovação de Cartaxo na IP4/Correio

Comentários: 0
publicado em 26/07/2015 às 13h29
atualizado em 26/07/2015 às 10h53

Os socialistas paraibanos frequentemente condicionam o apoio do PSB à reeleição do prefeito Luciano Cartaxo ao desempenho da gestão do petista, em João Pessoa. Os últimos a jogarem essa carta na mesa foram a deputada Estela Bezerra e o presidente da Assembleia, Adriano Galdino.

Em dois anos e meio de gestão, Cartaxo alcançou 70,28% de aprovação popular numa cidade complexa, de demandas históricas e cidadão exigente acima da média. Apenas 21,48% dos entrevistados desaprovam o recente modelo de governo em voga em João Pessoa. É o que revela pesquisa IP4, divulgada hoje pelo Correio da Paraíba.

Os números são confortáveis e se coadunam com a privilegiada posição revelada pela revista Veja. Na publicação semanal, Cartaxo é apontado como um dos poucos petistas no comando de capitais do Brasil com ampla condição e chance de reeleição, num cenário em que o PT entrou em estágio de agonia.

O quadro favorável pode ser explicado pela busca da gestão de se firmar com a marca do cuidado com as pessoas, fincadas na política municipal de creches, habitação popular, crédito ao empreendedorismo, programa de cuidadores, ampliação da rede de saúde, mudança na lógica de iluminação, associadas a grandes intervenções, como é o caso da obra da Lagoa, o maior cartão postal da cidade, e entrega semanal de obras.

Do ponto de vista político, a ampla base de apoio partidário, com isolamento da oposição, também explica os bons ventos soprados na direção de Cartaxo. Com maioria folgada, o ambiente político de céu de brigadeiro contribui e facilita a vida do gestor a cuidar da administração, sem muita dor de cabeça na política.

Além da inconfundível sinalização positiva da população ao governo, os números aliviam as desconfianças de rompimento de PT e PSB em João Pessoa. Se o critério para renovação do acordo for, real e sinceramente, o desempenho da gestão, a aliança, que vai mal das pernas, estará de pé. Em tese.

Contato…
Cartaxo amanheceu ontem entregando pavimentação no José Américo. Para comentar com a Coluna a pesquisa, interrompeu agenda na Comunidade Saturnino de Brito.

…Pessoal
A movimentação tem sido comum no cotidiano do prefeito. Ela revela investimento de tempo e energia no trato e convívio direto com as comunidades. Sem atravessadores.

Foco nas pessoas
No Orçamento Participativo, João Pessoa é divida em 14 regiões. Cartaxo assegura: “Participei de todas as plenárias e posso garantir que temos obras em todas essas regiões, sem exceção”. E acrescenta um dado com certa simbologia e indireta; “Nosso esforço não é só fazer aquela obra que dá visibilidade ao governo, mas para atender as necessidades e melhorar a vida das pessoas”.

Imagem
Secretário de Comunicação, o vereador licenciado Marcos Vinicius não esconde o entusiasmo com os efeitos positivos às estratégias de comunicação de sua pasta.

Zoneamento
Com bancada gorda e heterogênea, a articulação de Cartaxo dividiu tarefas dos vereadores por áreas da cidade e questões temáticas, de acordo com perfil individual.

Duas frentes
Nas horas vagas, o presidente da Companhia Docas, Lucélio Cartaxo, tem visitado lideranças comunitárias e entidades, complementando o trabalho de base do irmão.

Flores…
O deputado Manoel Júnior (PMDB) promete dar muito trabalho. Questionado sobre a avaliação da gestão pessoense, ele criticou a “atual política de jardinagem” na Capital.

…Espinhos
“Ninguém vive de jardim”, cravou o parlamentar peemedebista, ironizando as ações de paisagismo e meio ambiente da Prefeitura espalhadas por canteiros e praças da cidade.

Opção
O PSDB está de olho no passe do vereador Lucas de Brito (DEM). Internamente, ele é visto como um quadro competitivo na disputa da Prefeitura de João Pessoa em 2016.

PINGO QUENTE
“Eu não tenho medo de ninguém”.
Do vereador Miguel Rodrigues (PPS), queixoso do tratamento que estaria recebendo da Mesa Diretora da Câmara de Campina Grande.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também