João Pessoa, 21 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Hugo Motta, no olho do furacão

Comentários: 0
publicado em 21/07/2015 às 10h42

Ninguém mais do que o deputado federal Hugo Motta, presidente da CPI da Petrobrás, será testado nessa fase de avanço da crise instalada em Brasília. O rompimento declarado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, agrava o quadro e exigirá do paraibano muito mais jogo de cintura e firmeza.

Pela posição estratégica que ocupa no centro do furacão, Hugo será cobrado e sofrerá pressões de todos os lados. A começar pelo próprio Cunha, alvo de acusação de chantagem e cobrança de propina por um dos delatores e com quem o patoense desfruta de convívio e relação aproximada.

A situação de Eduardo não é das mais confortáveis. De grande inquisidor da presidente Dilma e dos petistas envolvidos até o pescoço nas acusações, ele passou ao canto da parede e corre o risco de perder o controle e ter sua permanência no comando da Casa ameaçada. Natural que queira se cercar de proteção na CPI.

Acossado pelas denúncias e apanhando feito mala velha, o governo vai buscar na Comissão idêntica firmeza e rigor no tratamento das acusações que pesam sobre os ombros de Eduardo Cunha. É aquela velha máxima sertaneja, que Hugo conhece muito bem; o pau que dá em Chico, também dá em Francisco.

Partidos mais à esquerda, como o PSOL, também já deram sinais de muita dor de cabeça para Cunha, inclusive pedindo o seu afastamento da Presidência. Provavelmente, vão adotar a mesma postura na CPI, exigindo contundência na apuração dos detalhes que colocam o presidente em maus lençóis.

Mas vem de fora o olhar que mais deve gerar preocupação e suscitar equilíbrio de Hugo. A opinião pública, atenta e sedenta por justiça, estará de olho aberto a todos os passos e ações do presidente da Comissão mais inflamável da República. A coragem e altivez, já demonstrada por Hugo, serão colocadas à toda prova. Ele sabe que o resultado do seu desempenho tem força para fechar e abrir portas ao seu futuro político.

Sangue no…
Quem viu a visita do governador interino, Adriano Galdino (PSB), à Campina Grande, percebeu: o homem não medirá esforços para ser candidato a prefeito da cidade.

…Olho
O comportamento de Galdino varia em dois extremos: da humildade de reconhecer outros nomes à determinação de montar se o cavalo passar selado no seu caminho.

Porta estreita
Candidato à reeleição, o procurador-geral de Justiça, Bertrand Ásfora, se diz consciente do dever cumprido na sua gestão e confia no portfólio de ações para renovar seu mandato, apesar dos muitos desafios do Ministério Público ainda a serem vencidos. “Eu só acredito nos caminhos difíceis. Não acredito nas estradas largas”, filosofou o promotor.

Congelamento
O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) pretende segurar por um bom tempo a nova tarifa, de R$ 2,55, em vigor desde ontem. Quer evitar desgastes no ano da eleição.

Critério
Com decisão firmada de deixar o PDT e três opções de nova filiação, o vereador Raoni Mendes estuda qual deles pode lhe oferecer melhor estrutura partidária para 2016.

De olho
O deputado Rômulo Gouveia (PSD) ainda não desistiu da superintendência da CBTU, órgão atualmente sob o comando de um aliado do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP).

Apuração
O secretário Adalberto Fulgêncio amanheceu ontem logo cedo procurando se inteirar dos detalhes e de quais partidos estão enfronhados na formação da Frente de Oposição.

Presença
Lançado previamente pelo PMDB, o deputado Manoel Júnior se organiza para aumentar o tempo de permanência em João Pessoa para ocupar espaços e intensificar aparições.

Da manga
Ex-prefeito de Sousa, João Estrela (PDT) já avisou sem a menor cerimônia: o vice da chapa da oposição tem que sair, mais uma vez, do seu escritório de advocacia. E pronto.

PINGO QUENTE
“O que importa não é a corrupção, mas o combate a ela”.
Do vice-presidente Michel Temer, minimizando os estragos causados pelas denúncias da Lava Jato ao governo.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também