João Pessoa, 10 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Aliança PSB e PT e as condicionantes

Comentários: 0
publicado em 10/06/2015 às 10h41

Só tem um cenário com potencial de obrar o milagre da manutenção da aliança do PSB com o PT na eleição de 2016, em João Pessoa: o prefeito Luciano Cartaxo altamente bem avaliado e uma operação da cúpula petista para compensar o governador Ricardo Coutinho no âmbito nacional, na sucessão presidencial.

Mesmo assim, tudo só seria amarrado com o PSB indicando o vice de Cartaxo, com o compromisso de sua desincompatibilização para se lançar na disputa de 2018, o que possibilitaria o retorno do socialismo ao comando da mais importante prefeitura do Estado, espaço usado pelo partido como catapulta.

Afora esse movimento, que depende de muitos outros fatores, no PSB o sentimento interno é majoritariamente favorável à uma candidatura própria socialista na sua principal base política. Foi o quadro que pude colher de mais de uma pétala girassol nas últimas horas.

Os entraves, porém, não se dão apenas pelas avaliações socialistas. Internamente, setores influentes do PT estão cada vez mais convencidos de que Luciano Cartaxo tem condições concretas de chegar em 2016 com musculatura para enfrentar com chances reais, se preciso, uma candidatura do PSB na Capital.

Essa sensação impulsiona Luciano a trabalhar para não ficar refém do humor ricardista e nem precisar ceder a vaga de vice, guardada preventivamente para um nome de sua inteira e irrestrita confiança. De preferência se esse candidato atender pelo nome de Zennedy Bezerra, seu braço direito e atual secretário de Planejamento.

Como se vê, pelos sinais e interesses ‘legítimos’ de ambas as partes, a aliança construída sob a areia das circunstâncias de 2014 tem prazo de validade com dias contados. E, no fundo, o fim da parceria já seduz e atrai os dois lados, o que torna a dissolução apenas uma questão de tempo.

Carrinho… – Aos poucos, por coincidência ou não, a base aliada de Cartaxo na Câmara começa fustigar o governador Ricardo Coutinho. Ontem, dois, de uma vez, soltaram as baterias.

…Por trás – Bosquinho (DEM) atacou a violência no Estado. Já Eliza Virgínia (PSDB) ressaltou o programa habitacional da Capital e alfinetou. “Cartaxo fez mais do que qualquer outro”,

Incursão tucana – O deputado Hugo Motta (PMDB), presidente da CPI da Petrobrás, foi hóspede no fim de semana do colega Pedro Cunha Lima (PSDB), no sítio Araticum (Lagoa Araticum). Motta também conversou longamente com o publicitário Jurandir Miranda (Mix) no famoso restaurante Bananal. O prato na mesa um tradicional picado de bode.

Barulho – Se levado à frente, a convocação da ex-primeira-dama Pâmela Bório promete agitar a Comissão das Mulheres da Assembleia, onde a maioria dos integrantes é governista.

Munição – O vereador Lucas de Brito (DEM) “atirou” no discurso estatístico do secretário Cláudio Lima: “Esse jogo de números que o secretário tem feito não está resistindo à verdade”.

Pódio – João Dantas (PSD) voltou à titularidade na Câmara de Campina Grande recentemente, mas já conquistou o posto de autor do maior número de propostas do semestre na Casa.

Direito… – Em nota, o site Estudante 10, que comanda um pool de entidades e está prestes a assumir o controle das carteiras estudantis em Campina, contesta informação da Coluna.

…De… – A entidade garante ainda que “inexistem quaisquer decisões judiciais contrárias” ao seu pleno funcionamento e assegura não restar “dúvidas da idoneidade do site…”

…Resposta – “…Autorização do seu funcionamento, credibilidade perante a classe estudantil e sociedade paraibana”, sustenta Alexandre Sousa, diretor de comunicação, na mensagem.

PINGO QUENTE – “A gente considera como ridículo”. Do padre João Bosco, presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos da Paraíba, sobre o ‘desfile’ dos presos em Patos.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também