João Pessoa, 28 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Derrota comemorada

Comentários: 0
publicado em 28/05/2015 às 06h19

Por Adelson Barbosa

Autoritário, arrogante e prepotente. Assim é o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara Federal, que sofreu duas derrotas históricas no por ocasião das votações da reforma política. A avaliação é do deputado estadual Anísio Maia (PT). “Nas votações da reforma política, duas de suas principais propostas foram rejeitadas, para o bem da democracia”, disse o deputado petista. Na ótica de Anísio Maia, “separar política de negócios é importantíssimo”. “Temos que comemorar a derrota de Cunha, que quer transformar o Congresso Nacional em um grande balcão de negócios”, afirmou Anísio.

O deputado petista salientou que o presidente da Câmara foi derrotado duas vezes: primeiro na tentativa de incluir na Constituição a possibilidade de financiamento empresarial de campanhas eleitorais, “algo que  tem de ser extirpado da política”. De acordo com Anísio, Eduardo Cunha também foi derrotado na proposta o sistema de voto distrital, onde só os deputados com mais estrutura e dinheiro são beneficiados, inviabilizando, inclusive, a formação de novas lideranças políticas. “Felizmente, o Congresso reagiu e rejeitou essa proposta que seria muito ruim para a democracia no Brasil”.

Anísio atribuiu parte da derrota a uma reação do Congresso à atitude “prepotente e autoritária” de Cunha, após ele atropelar o trabalho da Comissão Especial de Reforma Política. De acordo com o petista, o distritão defendido por Cunha foi amplamente criticado por cientistas políticos ouvidos na comissão. “Diante das críticas, o presidente da Câmara escanteou o relator e decidiu levar a proposta para voto na Câmara.  Resultado: precisava de 308 votos e teve só 210. Ainda bem!”.

No caso da proposta sobre financiamento de campanhas, Eduardo Cunha ganhou, mas não levou. É que a votação favorável também não alcançou o mínimo necessário: foram 264 manifestações a favor e 207 contra (o restante dos deputados não votou ou se absteve). “O Congresso deu seu recado à arrogância do Senhor dos Negócios, que é como Eduardo Cunha deve ser chamado. O Congresso soube ouvir a voz da sociedade e mostrou que democracia não combina com autoritarismo”, finalizou Anísio Maia. (Adelson Barbosa dos Santos)

Diego apresenta…

A Secretaria de Trabalho, Produção e Renda apresentou metas para 2016 na quarta audiência sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ontem, na Câmara.

…metas na CMJP

O secretário Diego Tavares fez explanação da Pasta e da Agência e do Fundo de Desenvolvimento dos Pequenos Negócios. Segundo ele, João Pessoa está no caminho certo.

Rumos do PSDB da Capital

O vereador Luís Flávio disse ontem, na Câmara Municipal, que está preocupado com os rumos do seu partido, o PSDB, na cidade de João Pessoa. Ele lamentou decisão do ex-senador Cícero Lucena de não mais disputar eleições e disse que o partido afunda a cada dia na Capital, ao mesmo tempo em que se fortalece na cidade de Campina Grande, em consequência do empenho do senador Cássio Cunha Lima.

Sem eleger

Luís Flávio teme que, nas próximas eleições o PSDB acabe sem eleger vereadores para a Câmara Municipal de João Pessoa. “Não podemos permitir isso”, disse.

Trabalhando

Luís Flávio acredita que o presidente do PSDB, Ruy Carneiro, esteja trabalhando no sentido de reestruturar a legenda na Capital e em outros municípios.

As coisas mudam

O tucano disse que apóia o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), mas que a política é dinâmica e as coisas mudam dependendo da conjuntura existente.

Influenza

Indicação do deputado Manoel Junior (PMDB) ao Ministério da Saúde pede a inclusão de profissionais da educação no grupo prioritário de vacinação contra a gripe.

 Servidores

O senador Raimundo Lira (PMDB) acredita na aprovação, pelo plenário,  do projeto que cria o novo Código Penal brasileiro. O projeto está em tramitando na Casa.

No STJ

Lira garantiu empenho no sentido de aprovar o projeto, que foi relatado na Comissão de Constituição e Justiça pelo ex-senador Vital do Rêgo, hoje ministro do TCU.

 

 “O prefeito trabalha para promover o desenvolvimento”

Do secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, em audiência pública na Câmara sobre as metas da Pasta para 2016.

*Adelson Barbosa está substituindo Heron Cid, em férias (Reprodução do Jornal Correio da Paraíba).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas