João Pessoa, 22 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Soluções hídricas

Comentários: 0
publicado em 22/05/2015 às 08h35

(ADELSON BARBOSA DOS SANTOS*)  O senador Raimundo Lira (PMDB) esteve anteontem com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), em Brasília, para discutir a agenda federativa realizada no Congresso Nacional. Raimundo Lira e Ricardo Coutinho apresentaram soluções para minimizar, com agilidade, os efeitos da grave crise hídrica que assola o Nordeste brasileiro, em especial o Estado da Paraíba, onde 90% dos municípios estão em estado de emergência provocado pela falta de chuvas em um dos mais graves períodos do fenômeno El Niño.

Em Brasília, Ricardo pediu que o Governo Federal não paralise obras hídricas que serão a redenção da Paraíba e do Nordeste no futuro. “Que as obras hídricas inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não sejam paralisadas nem sofram grandes cortes no ajuste fiscal em curso, pois são importantes para mitigar os efeitos da seca que já dura pelo menos quatro anos na região”, disse o governador paraibano na reunião com outros governadores e parlamentares.

No mesmo dia, Lira convocou senadores e deputados a zelar pelas obras de transposição do Rio São Francisco. Durante audiência presidida pelo senador paraibano, com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, Lira lançou apelo para que as autoridades políticas da Paraíba mantenham um esforço permanente pelo funcionamento da transposição, após a conclusão dos trabalhos.

“Se não houver um trabalho firme, constante e permanente de revitalização do rio São Francisco, daqui a duas ou três décadas os resultados positivos dessa transposição podem ser prejudicados por falta de água”, disse Lira. “Peço aos senadores e deputados que nós, parlamentares do Nordeste brasileiro, possamos fazer um pacto, visando proteger o órgão que vai dar manutenção permanente a esta obra – tão importante para o povo nordestino – não indicando ou permitindo que sejam indicadas pessoas que não tenham o perfil técnico adequado para desenvolver, com máxima eficiência, as funções e objetivos que exigem um patrimônio público de tamanha magnitude”, frisou o parlamentar. (Adelson Barbosa dos Santos)

 

Memória de…

A memória do ex-deputado Edme Tavares será lembrada em duas celebrações religiosas, que ocorrem amanhã e sábado nas cidades de João Pessoa e Cajazeiras.

…Edme Tavares

O ex-parlamentar cajazeirense morreu aos 78 anos de idade, na semana passada, vítima de insuficiência respiratória. Edme lutava contra um câncer de pulmão.

Disritmia

Autor de mais de 800 sambas, entre eles, “Disritmia” e “Tá Delícia, Tá Gostoso”, só agora, aos 83 anos, o paraibano de Guarabira, Zé Katimba, resolveu cantar suas composições. O resultado disso é o primeiro CD de sua carreira, intitulado “Minha raiz, minha história”, que será lançado em João Pessoa, no dia 06 de junho, às 21 horas, na Usina Cultural da Energisa.

Cobrança de ICMS

A energia elétrica gerada em moradias ou empresas e consumida por essas unidades geradoras pode ficar livre da cobrança de imposto como o ICMS.

Isenção de ICMS

De acordo senador Raimundo Lira, a isenção do ICMS está prevista em Projeto de Lei do Senado que tramita na Casa e será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos.

Amparo

Segundo Raimundo Lira, a medida incentiva a desconcentração da produção. Ele pretende colocar ao amparo de lei federal o que já existe em legislação estadual.

40 anos

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) completa 40 anos amanhã, segundo o  presidente da entidade, Eudo Laranjeiras.

Data histórica

De acordo com Eudo Laranjeiras, a data é histórica reveste-se de grande significado, em face da história de lutas e conquistas consolidadas no período de 40 anos.

Recursal

O advogado Rinaldo Mouzalas participou, anteontem, no Rio de Janeiro, de reunião da banca examinadora e recursal do 16º exame da OAB, na Fundação Getúlio Vargas.

“A sociedade está preocupada e indignada”

De Patrícia Souto Audi, secretária Nacional de Transparência e Prevenção da Corrupção, sobre o que ela considera práticas corrosivas aos cofres públicos.

*Adelson Barbosa está substituindo Heron Cid, em férias (Reprodução do Jornal Correio da Paraíba).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também