João Pessoa, 19 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Para que serve o Dnocs?

Comentários: 0
publicado em 19/05/2015 às 08h55

(ADELSON BARBOSA DOS SANTOS*) No Governo Federal, está no Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) a responsabilidade pela perfuração de poços artesianos. Na Paraíba, o Dnocs contrata empresa especializada para perfurar poços solicitados por prefeitos para atender moradores das zonas urbana e rural dos municípios. Ótimo!

A empresa manda um funcionário localizar a área onde supostamente existe água debaixo do chão. Quando o especialista acha que encontrou água, demarca o local e outra equipe vai realizar o serviço de perfuração. Achando água, outra equipe vai instalar o poço, que consiste em catavento, canos, bomba e caixa de água. Até aí, tudo bem.

Só que o Dnocs deveria mandar um funcionário inspecionar a obra para saber se ela realmente foi feita e se está dentro das especificações técnicas devidas. Ocorre que isso nem sempre acontece. Aliás, não se sabe se isso realmente ocorre. O órgão confia numa empresa, mas não tem 100% de certeza se ela fez o serviço. Só teria certeza se mandasse fiscalizar. Mas não fiscaliza.

Aí, fica a dúvida se realmente o dinheiro público foi aplicado corretamente. Por que estou dizendo isso?  Porque um poço foi perfurado e implantado uma área de minha propriedade, no município de Itatuba, há quase um ano. E, até hoje, o Dnocs não mandou verificar se, realmente, a obra foi feita.

Eu asseguro que foi. No entanto, dois meses depois, o catavento deixou de puxar água e está lá, abandonado. A empresa, denominada Yvel, foi informada sobre o problema e informou que sua competência é apenas perfurar e instalar, como foi feito. Só que o poço não está funcionando como deveria.

Aliás, a água que o catavento puxa hoje não enche uma lata em uma hora. Até porque venta muito na localidade. Algo está errado. Além do mais, a água, que deveria sair transparente, sai barrenta. Será que o Dnocs não tem moral para exigir que a Yvel faça o devido reparo?

Afinal de contas, um poço custa em torno de R$ 10 mil ou mais. E no meu caso, o dinheiro publico foi literalmente desperdiçado. Se o problema não for solucionado, vou ter que fazer denúncia ao Ministério Público Federal para que seja investigado o uso indevido do dinheiro público. (Adelson Barbosa dos Santos)

 

Bruno Farias e…

Valter Paiva, pai do vereador Bruno Farias, deve ser exonerado do cargo que ocupa na Secretaria de Saúde da Capital. Motivo: a briga de Bruno com Adalberto Fulgêncio.

…Adalberto Fulgêncio

Ontem, Adalberto e Bruno trocaram farpas pelo rádio. Adalberto disse que Bruno traiu o prefeito Luciano Cartaxo. Bruno chamou Adalberto de desarticulador.

Cacá sai em defesa de André

O vereador Cacá Gadelha, da cidade de Sousa, defende que o seu partido, o PSD, se engaje no projeto de reeleição do prefeito André Gadelha (PMDB). Cacá admite até mudar de legenda, caso haja alguma orientação superior do PSD contrária ao apoio a André  Gadelha. No entanto, ele acredita na liberdade que o presidente estadual do PSD, Rômulo Gouveia, dá aos filiados e dirigentes municipais do partido.

São João

O ex-vereador Thales Gadelha elogiou a decisão do prefeito André Gadelha de promover um São João diferente, este ano, por causa da seca que afeta Sousa.

Consumidor

O projeto de lei da ex-deputada Nilda Gondim, que  amplia a defesa do consumidor, teve parecer favorável da Comissão Defesa do Consumidor e Fiscalização do Senado.

Cagepa

Janduhy Carneiro e Jeová Campos entregaram ao presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, relatório das audiências da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa.

Celeridade

O projeto “Celeridade”, que objetiva o aprimoramento da Justiça na área criminal, é coordenado pela juíza Lílian Frassinetti Cananéa e foi validado ontem.

Consulta

A consulta processual no Judiciário já está sendo feita através de dispositivos móveis, por um grupo de advogados que se cadastrou para ter acesso ao novo serviço.

Posse no TCU

O professor Itapuan Bôtto tomou posse na Diretoria de Ensino e Pesquisa do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Não podemos esperar muito, a questão é emergencial”

Do deputado estadual Jeová Campos sobre a possibilidade de recorrer ao Exército para socorrer a população afetada pela falta de água.

*Adelson Barbosa está substituindo Heron Cid, em férias (Reprodução do Jornal Correio da Paraíba).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também