João Pessoa, 18 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
projeto

Nabor defende tratamento da água do açude de Coremas

Comentários: 0
publicado em 18/05/2015 às 09h21
atualizado em 18/05/2015 às 06h40

O deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), participou, no última sábado, 16, da I Audiência Pública ‘Água Tratada, uma necessidade de todos nós’, realizada no município de Corema, pela Câmara de Vereadores da cidade e  a Comissão Mista de Tratamento de Água e controle das águas do complexo Coremas/Mãe D’Água, formada pela Igreja Católica, vereadores, prefeito, vice-prefeito e pastoral da saúde.

Os pontos principais da audiência são o tratamento da água de Coremas, o controle da vazão da água, doações de terrenos do DNOCS para o poder público municipal e saneamento básico.

Nabor Wanderley explicou que o estado da Paraíba fez um projeto das necessidades básicas e enviou o projeto ao governo federal, porém, até o momento não obteve nenhum retorno.

“O governo estadual fez um levantamento de pequenas adutoras, adutoras rápidas e perfuração de poços, um projeto que resolveria o abastecimento de água com a contratação de 250 carros-pipas entre outras ações; só que desde fevereiro não obteve nenhuma resposta do governo federal e isso nos preocupa, o governo federal não está dando a atenção necessária que o nordeste precisa”, explicou.

Para Nabor, o que mais preocupa, é o fato de Coremas ser um município com mais de 60 anos e ainda não ter água tratada, mas, que a partir da audiência pública, todas as esferas irão unir forças para cobrar dos governos uma ação rápida para cuidar da saúde dos que dependem da água de Coremas.

O vice-prefeito de Coremas, Lucrenato Júnior, pontuou que o açude de Coremas possui apenas 20% de sua capacidade hídrica e Mãe D’Água apenas 22%, o que preocupa a população. “Isso é muito pouco para o volume que tem o açude de Coremas. A previsão é que se não houver um controle rígido da água, quando for no final do ano não terá mais água para mandar, por exemplo, à adutora do Vale do Sabugi, Rio Grande do Norte”, alertou.

O deputado Nabor Wanderley se comprometeu em intermediar uma audiência da Comissão Mista de Tratamento de Água e controle das águas do complexo Coremas/Mãe D’Água com o governador do estado.

MaisPB

Leia Também