João Pessoa, 10 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em joão pessoa

Emenda garante reforma da Praça da Independência

Comentários: 0
publicado em 10/05/2015 às 10h51
atualizado em 10/05/2015 às 08h52

O vereador Eduardo Carneiro apresentou emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos para a execução da reforma da Praça da Independência, no bairro de Tambiá, em João Pessoa.

Graças à iniciativa do parlamentar, a prefeitura da Capital deu início aos trabalhos de recuperação do espaço no final do mês de março.

A previsão é que a reforma seja concluída no segundo semestre.

Eduardo comemorou a iniciativa do prefeito Luciano Cartaxo (PT) e destacou a importância que a Praça da Independência tem para a cidade de João Pessoa. “A praça é um lugar muito agradável, na região central da cidade, que tem um valor histórico considerável. Com a reforma, a prefeitura de João Pessoa dá mais um importante passo para a revitalização do nosso Centro Histórico, que já recebeu outras intervenções, a exemplo da reforma da Casa da Pólvora, as obras no Parque Solon de Lucena e as reformas das Praças da Pedra e João Pessoa”, comentou.

De acordo com o vereador, o projeto apresentado pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT) prevê a realização, manutenção e reparos nos passeios públicos, mobiliários urbanos, jardins, monumento central (Obelisco) e busto.

Histórico – Contando com uma área de aproximadamente 37.819.56 metros quadrados (m²), a Praça da Independência foi construída e inaugurada em 1922, por ocasião das comemorações do centenário da independência do país. O arquiteto Hermenegildo di Lascio foi o responsável pelo projeto, que possui um traçado geométrico, típico das praças francesas.

O tombamento do espaço se deu em 26 de agosto de 1980, conforme Decreto de Tombamento n. 8.641. A praça foi planejada no processo de modernização da cidade no início do século XX, sendo um marco, junto com a Avenida Epitácio Pessoa, por representar a via de expansão para a orla marítima.

MaisPB

Leia Também