João Pessoa, 25 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
fenômeno

Cinzas de vulcão chileno chegam à cidade de Porto Alegre

Comentários: 0
publicado em 25/04/2015 às 06h40
atualizado em 25/04/2015 às 03h42

As cinzas expelidas por erupções do vulcão Calbuco, no Chile, chegaram na noite dessa sexta-feira (24) a Porto Alegre. Segundo o Metroclima, sistema de previsão do tempo da prefeitura, paira sobre a cidade uma nuvem vulcânica em grande altitude, que é mais densa no Sul e na Fronteira Oeste do estado. Segundo a Infraero, o fenômeno não causa impacto nas operações do Aeroporto Salgado Filho.

As mudanças no céu de Porto Alegre deverão ser observadas neste sábado (25). A previsão aponta para um dia ensolarado, mas com nuvens esparsas com cobertura de cinzas vulcânicas na parte alta da atmosfera, o que deve dar um tom acinzentado ao céu.

Durante a tarde, as imagens de satélite mostravam as cinzas cobrindo a cidade de Chuí, no extremo sul gaúcho, e também cidades da Campanha e da fronteira com o Uruguai.

O meteorologista Leandro Puchalski, da Central de Meteorologia do Grupo RBS, diz que as cinzas devem ficar apenas em altas altitudes e que não deve haver precipitação, como ocorre nas áreas mais próximas ao vulcão localizado na região turística dos Lagos, 900 quilômetros ao sul de Santiago, a capital chilena.

 Próximo ao local da erupção, no Chile, casas e ruas ficaram cobertas pelas cinzas.

O 8º Distrito Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que não está avaliando o avanço da nuvem e que deve trabalhar com os efeitos do vulcão apenas na previsão do tempo.

Em 2011, uma situação parecida foi registrada no Rio Grande do Sul. O material do vulcão chileno Puyehue cobriu parte de cidades gaúchas e deixou em alerta órgãos de saúde, além de causar cancelamentos de diversos voos e fechamentos de aeroportos como o de Bagé, na Campanha.

23/04 - O vulcão Calbuco entra em erupção perto de Puerto Varas, no Chile (Foto: David Cortes Serey/AP)

G1

Vulcão Calbuco entra em erupção perto de Puerto Varas, no Chile (Foto: David Cortes Serey/AP)

Leia Também