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Bancos, telefonia e TV lideram reclamações

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publicado em 02/02/2015 às 18h49
atualizado em 02/02/2015 às 16h28

A empresa Sky Brasil fechou o mês de janeiro na liderança das reclamações no Procon-JP com 73 notificações, no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A segunda instituição com mais notificações foi o Banco Itaucard com 60, seguida de perto pela TNL PSC S/A (Oi) com 59, apenas uma a menos. Também aparecem na lista Caixa Econômica Federal (42); Energia da Paraíba (42); TVP João Pessoa (NET) (41); TIM Nordeste S.A. (36); Samsung (33) e Atacadão dos Eletrodomésticos do Nordeste (32).

O SAC fechou o primeiro mês do ano com 1.666 atendimentos. Desse total, 1.357 foram casos para abertura direta de reclamação, que geram processos, 162 foram classificados como preliminar, 102 encaminhados ao Setor de Fiscalização e 45 reclamações por ofício. Em janeiro do ano passado foram registrados 1.055 atendimentos, um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O secretário Helton Renê avalia que vários fatores contribuíram para que o movimento no SAC do Procon-JP tenha aumentado mais de 50% este mês em comparação com igual período de 2014. “O cidadão está mais atento para os seus direitos, as muitas campanhas educativas para divulgar os direitos legais do consumidor e a confiança no seu órgão de defesa do consumidor são alguns dos motivos para esse aumento de reclamação. Volto a repetir que não é um número para se comemorar porque significa que o fornecedor de bens ou serviços ainda está falhando muito com seus clientes”, disse.

O titular do Procon-JP salienta que janeiro é sempre um mês com muito movimento no SAC, onde a maior demanda se refere a produtos com vício. “A lógica é que se há aumento do consumo, as reclamações também aumentarão. No final de ano as vendas aumentam bastante e, no caso do comércio, os vilões são os chamados produtos com vício, aqueles que apresentam algum problema, ou mesmo aqueles que precisam de troca, a exemplo dos presentes, fazem o número dos atendimentos aumentar”.

Helton Renê adianta que as denúncias do dia a dia continuam a chegar no Procon-JP, também devido ao aumento na procura por serviços no mês de dezembro, como de telefonia e de bancos. “A demanda contra lojas e supermercados, onde adquirimos os bens, é muito grande, mas não se concentra em poucos, porque temos muitos estabelecimentos na Capital, ao contrário de bancos e telefônicas, que é um número muito restrito”.

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