João Pessoa, 04 de abril de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
acolhimento em JP

Venezuelanos recebem tratamento dentário

Comentários: 0
publicado em 04/04/2019 às 16h51
atualizado em 04/04/2019 às 15h14

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai levar um Odontomóvel, veículo equipado para a realização de diversos serviços odontológicos para atender aos venezuelanos acolhidos em João Pessoa. A ação vai acontecer nesta sexta-feira (5), das 8h às 16h, nas Aldeias Infantis SOS, no bairro de Mangabeira, onde as famílias venezuelanas foram recebidas após serem transferidas do estado de Roraima no ano passado.

Na semana passada, equipes da SMS visitaram o local para fazer um levantamento e traçar o perfil epidemiológico a fim de elaborar um fluxo de atendimento na rede municipal para o grupo. Após a visita, os profissionais identificaram que a maior necessidade das famílias é a assistência em saúde bucal.

“Com base na ação que realizamos na semana passada, do perfil que traçamos das famílias, foi identificado que a grande lacuna é a assistência odontológica e, por isso, estaremos o dia inteiro ofertando no local este serviço para os venezuelanos que estão acolhidos em nosso município”, destacou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde.

Durante todo o dia, serão realizados procedimentos como restauração e pequenas cirurgias. Na última visita, as famílias foram beneficiadas com escovação supervisionada, aplicação de flúor e distribuição de kits odontológicos.

Atualmente, as famílias venezuelanas estão sendo atendidas na Unidade de Saúde da Família (USF) Bancários. Ao todo, são 70 venezuelanos membros de 17 famílias acolhidas nas Aldeias Infantis SOS.

O perfil epidemiológico das famílias venezuelanas deverá ser apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde num simpósio promovido pelo Ministério Público Federal (MPF), no período de 10 a 12 de abril, sobre refugiados e migrantes na Paraíba.

MaisPB

Leia Também