João Pessoa, 30 de janeiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
JANEIRO BRANCO

Hospital de Trauma lança projeto de saúde mental

Comentários: 0
publicado em 30/01/2019 às 07h06
atualizado em 30/01/2019 às 04h07

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes lança, nesta quarta-feira (30), às 9h30, no auditório da instituição, o serviço denominado “Mente Sã, Corpo São” envolvendo duas linhas de cuidados o “Cuidar de quem cuida” e “Resgatando as vítimas de tentativa de suicídio”, dentro da programação do “Janeiro Branco”.

O projeto tem como objetivo melhorar a saúde mental dos colaboradores e otimizar os cuidados dos pacientes vítimas de tentativa de suicídio, implementando atendimentos qualificados de psicólogo e psiquiatra em regime ambulatorial semanal para que seja oferecido um serviço preventivo e de resgate psíquico desses pacientes.

“As doenças mentais são hoje consideradas a segunda causa incapacitante em todo o mundo e sabendo que saúde é o bem estar físico, psíquico e social não poderíamos não nos preocupar com essa causa. Hoje incrementamos o projeto “Espaço Acolhedor”, iniciado em julho de 2018 pelo psicólogo Moisés André. Enfim estamos completos”, afirmou a diretora geral do Hospital de Trauma de Campina, Ingrid Ramalho.

Para o psiquiatra Thiago Guedes, visto que nos últimos anos os índices de adoecimento mental relacionado ao trabalho têm sido elevados no país, é de fundamental importância que o serviço de emergência clínica ofereça esse suporte aos seus funcionários, pois os profissionais da área da saúde estão entre os mais acometidos por esse transtorno.

Segundo Thiago, o Janeiro Branco vem ressaltar os cuidados que se deve ter com a saúde mental, pois nem sempre está nos nossos planos de início de ano as metas com nosso bem estar psíquico, ficando sempre com metas e objetivos materiais.

“Quem cuida da mente, cuida da vida. Diante disso, o profissional da saúde estando bem psicologicamente terá como prestar um serviço qualificado aos usuários do Trauma-CG, tendo em vista que esse resgate psíquico traz para o profissional uma vida mais equilibrada e saudável emocionalmente”, destacou a psicóloga e coordenadora do projeto saúde mental do trabalhador, Jeanny Morais.

Para Jeanny, é preciso falar mais sobre o que sentimos, o que pensamos, enfim, necessitamos de ambientes seguros, sigilosos e éticos onde podemos falar voluntariamente sobre a nossa saúde mental.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas