João Pessoa, 18 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
homenagem

Dia das Mulheres Negras tem debate nesta quarta

Comentários: 0
publicado em 18/07/2018 às 09h04
atualizado em 18/07/2018 às 08h22

O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior no Estado da Paraíba (SINTESPB), através da Diretoria de Raça, Gênero e Etnias, que tem à frente Lourdes Teixeira e Mariano Neto, se integra à programação alusiva ao 25 de julho, Dia das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, que homenageia também Teresa de Benguela, ícone da resistência negra no Brasil colonial.

O Movimento de Mulheres Negras da Paraíba-MMN/PB em conjunto com outras entidades e movimentos sociais vinculados à temática construiu uma agenda Afro-Feminista, cuja programação tem início no dia 14 e se estende ao dia 28, com oficinas, mesas de debates e atividades culturais.

A programação elaborada pela Diretoria de Raça, Gênero e Etnia do SINTESPB, em parceria com o Fórum de Mulheres em Luta da UFPB, será desenvolvida, nesta quarta-feira (18), no auditório da entidade, no campus I da UFPB, que consta de um debate sobre o tema “Vivência: mulheres negras e participação político-partidária”. Na ocasião, várias mulheres estarão apresentando suas experiências no campo da política partidária.

Entre as palestrantes destaca-se a jornalista, coordenadora do Instituto Elizabeth Teixeira- Coletivo Feminista, e presidente do PMN na Paraíba, Lídia Moura.

Também comporão a mesa, que será coordenada pela diretora da pasta do SINTESPB, Lourdes Teixeira: Adjany Simplício, pedagoga e militante dos Direitos das Mulheres e LGBTTIs; Estelizabel Bezerra, deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar pelos Direitos da População LGBTTIs; Paula Frassinete, professora da UFPB, ativista ambiental e do movimento de Mulheres Negra; Sandra Marrocos, vereadora de João Pessoa, assistente social e ativista do movimento feminista; Sônia Lima, jornalista, feminista, militante dos movimentos de Mulheres, Negro e pela defesa da Democratização da Comunicação, atualmente,  coordena a Comunicação do Projeto Elas por Elas.

A Diretora de Gênero, Raça e Etnias do SINTESPB, Lourdes Teixeira, disse que esse será um momento rico para as mulheres e homens da categoria. “Esperamos a presença de toda comunidade da UFPB para que possamos ampliar o debate através das ricas contribuições que a mesa proporcionará sobre esta temática importante para sociedade”, destacou Lourdes.

A programação do evento, que conta ainda com o engajamento da Diretoria de Arte e Cultura, prevê  também atividades culturais, que estão sendo planejadas pelos diretores José Vasconcelos  Júnior e Ana Patrícia Formiga.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas