João Pessoa, 17 de julho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde

Ação vai realizar 120 cirurgias de hérnia em JP

Comentários: 0
publicado em 17/07/2018 às 14h29

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) vai participar de uma ação promovida pela Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH), em parceria com a Hernia International, para realizar cirurgias de hérnia. Durante a ação, que acontece no período de 21 a 27 de julho, a unidade hospitalar vai realizar 120 procedimentos cirúrgicos desta especialidade.

De acordo com o coordenador de cirurgias do HSMI, Péricles Oliveira, o critério de seleção para os pacientes que serão atendidos é a complexidade dos casos. “São pacientes que já estavam aguardando pelas cirurgias e, com este esforço concentrado, poderemos realizar uma quantidade maior de procedimentos”, afirmou.

Para a realização das cirurgias, além dos médicos do HMSI, estarão em João Pessoa quatro especialistas estrangeiros e mais 15 cirurgiões de várias cidades do País. “Será a maior ação em número de cirurgias de hérnia já realizada em um hospital público do Brasil. São diversos profissionais envolvidos em uma ação humanitária para colaborar nestas cirurgias, beneficiando nossos pacientes”, comentou Péricles.

O especialista explica que a cirurgia de hérnia é considerada de média complexidade e várias delas serão realizadas por vídeo, conhecidas como laparoscopia. O procedimento é feito por duas ou três incisões, sem cortes e, por isso, com menos sangramento.

Qualificação – Como parte das atividades, também será realizada a 2ª Jornada Norte/Nordeste de Hérnia para os sócios da SBH. O evento acontecerá no dia 26 de julho, a partir das 13h, no Hotel Manaíra. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da SBH.

Hérnia – A hérnia é o deslocamento de partes do organismo através de orifícios nas paredes fibrosas (fáscias), que formam uma saliência visível e dolorosa. No caso das hérnias abdominais, elas geralmente aparecem quando o portador tenta levantar muito peso ou em decorrência de outras doenças.

Operation Hernia – A Hernia International é uma instituição voluntária que criou o projeto Operation Hernia com o objetivo de realizar missões humanitárias de cirurgia de hérnia. No ano passado, foram realizadas ações em 28 países como Camboja, Quênia, Etiópia, Uganda e Paquistão. O projeto conjunto com a Sociedade Brasileira de Hérnia acontece pelo sexto ano consecutivo no Brasil e pela primeira vez na Paraíba.

HSMI – O Hospital Municipal Santa Isabel é referência para cirurgias de hérnia em João Pessoa e oferece também as especialidades de neurocirurgia, urologia, gastroenterologia, mastologia, cirurgia plástica reparadora, ginecologia, proctologia, angiologia e cirurgia geral.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas